Feito Pra Acabar – Marcelo Jeneci

Escrito por em 17/01/2011

imagesDepois de muito tocar em parcerias e antes de ingressar em um trabalho instrumental, Marcelo Jeneci descobre sua condição de engrenar na música popular brasileira e lança, em 2010, seu primeiro álbum: Feito Pra Acabar.
Jeneci começa sua história ao lado de muitos músicos, ora parceiro em composições, ora sendo charme de bandas com o som de sua sanfona. Em uma primeira fase, o encontramos ao lado de Chico César, Zélia Duncan, Elza Soares , Zé Miguel Wisnik e Vanessa da Mata, com quem compôs “Amado” e tornou-se, a partir daí, de conhecimento quase que geral.
Seus parceiros mais recentes são: Arnaldo Antunes, Kassin, Luiz Tatit e Edgard Scandurra. Seu trabalho com Arnaldo foi um dos mais intensos, daí o porquê de várias faixas do álbum terem Arnaldo como co-compositor.
Após tantas influências, o cantor nos apresenta um trabalho bem original e, mesmo tendo um cunho popular, embarca no cenário independente e acaba por fazer a mediação entre essas duas camadas de ouvintes, agradando ambas. Feito Pra Acabar, lançado pelo projeto Natura Musical e produzido por Kassin, é um álbum que incorpora belíssimos arranjos e letras, com um ar inocente, mas ao mesmo tempo, bem maduro. O disco, por vezes, beira sem medo o clichê e se sai extremamente bem. Jeneci tem na sua composição uma leveza incomum sendo dotado de uma voz limpa e clara. É singelo sem parecer imaturo e inocente sem ser ingênuo.
Além de Arnaldo, o disco é repleto de outras participações, em Tempestade (parceria com Paulo Neves e Wisnik) Laura Lavieri canta em dueto com Jeneci, acompanhados de um delicado arranjo de cordas, de Arthur Verocai, ao lado da guitarra sempre atual, de Edgard Scandurra. A memória de artistas populares de rádio está presente em Dar-te-ei (Jeneci, Helder Lopes, Wisnik, Verônica Pessoa), com órgão característico e um delicioso coral formado por vozes de gente como Curumin (que gravou algumas baterias no disco) e Lavieri.
Copo d’água (com Arnaldo Antunes, Pedro Baby, Chico Salem) é um rock bem-humorado, com uma formação ilustre da sanfona e um grupo de guitarras. Sendo considerada uma das melhores músicas do ano. Feito Pra Acabar (com Paulo Neves e Wisnik), que fecha o disco, é a mais lírica do trabalho. O contraponto da delicadeza e crueza, complementada com a participação de orquestra regida por Arthur Verocai.
Além de um indiscutível conjunto de bons arranjos, composições e produção, o disco tem o mérito de refletir sobre os caminhos da música independente brasileira que, até então, se encontravam mais desapercebidos.

Sara Antonelli
Estagiária em Programação Musical
Rádio UFSCar

Lista das músicas do cd:

Segunda-feira
1 – Felicidade
2 – Jardim do éden
3 – Copo d`água

Terça-feira
4 – Café com leite de rosas
5 – Quarto de dormir
6 – Pra sonhar

Quarta-feira
7 – Por que nós?
8 – Dar-te-ei
9 – Longe

Quinta-feira
10 – Tempestade emocional
11 – Show de estrelas

Sexta-feira
12 – Pense duas vezes antes de esquecer
13 – Feito pra acabar

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA