Emicida – O Glorioso Retorno de Quem Nunca Esteve Aqui

Escrito por em 02/09/2013

Muita coisa aconteceu no universo do Emicida pra chamar O Glorioso Retorno de Quem Nunca Esteve Aqui de estreia. O rapper alcançou, na base das mixtapes, exposição nacional, trilhando um árduo caminho dos duelos de MC até o mainstream das novelas da Globo, nas quais, ironicamente, suas músicas figuram atualmente. Dito isto, fica claro que a estreia do artista em estúdio não se enquadra nos padrões comuns que configuram um primeiro CD: Emicida não é novo no jogo e este lançamento é, certamente, um dos trabalhos mais esperados do ano.

Naturalmente esse pano de fundo marcou bastante a produção e a sonoridade das composições do disco. O Glorioso Retorno de Quem Nunca Esteve Aqui é, sobretudo, uma reflexão sobre a fama e o sucesso, vista dos olhos de um cara que chegou lá mesmo sem querer chegar. Testemunhando de perto a alta sociedade brasileira, Emicida não dispensa rimas afiadas e críticas destinadas às classes mais abastadas do país, que parecem, ironicamente, curtir bastante seu trabalho. Parafraseando o próprio rapper, “É rima que cês qué? Toma”.

É interessante notar o golpe de mestre que Emicida empregou ao adotar elementos da cultura musical popular, tão marginalizados pela elite. O artista, assim, se reinventa, buscando na raíz  um novo impulso e fôlego para suas composições, ao mesmo tempo que denuncia uma espécie de contradição social, revendendo tudo que está à margem.

O disco percorre um universo vasto e rico, englobando o tecnobrega, o samba, o pagode, o axé e o funk carioca, misturando tudo  sem pudor algum com elementos da MPB, do soul e, é claro, do hip hop.

Desafiando quaisquer  acusações de vendido, O Glorioso Retorno de Quem Nunca Esteve Aqui é, de fato, glorioso. Um trabalho pesado, por vezes amargo e reflexivo, mas que sempre deixa escapar umas pitadas de esperança. Ainda há uma boa dose de Emicida clássico pra quem se espantar com a mudança, porém o Emicida que retornou em 2013 conseguiu atingir um patamar que ainda não havia sido alcançado pelo hip hop nacional.

Henrique Gentil
Bolsista em programação musical da Rádio UFSCar

A seguir, a lista de músicas que você escuta de segunda a sexta, às 9h45, na Rádio UFSCar.

segunda-feira
Milionário do Sonho
Levanta e Anda
Noiz
terça-feira
Zoião
Crisântemo
Sol de Giz de Cera
quarta-feira
Hoje Cedo
Trepadeira
Bang!
quinta-feira
Gueto
Hino Vira-Lata
sexta-feira
Alma Gêmea
Samba do Fim do Mundo
Ubuntu Fristili

Revisão: Sheila Castro

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA