Dj Tudo – Pancada Motor – Manifesto da Festa

Escrito por em 16/09/2013

Infelizmente são poucos os brasileiros que conhecem o grande e profundo trabalho de pesquisa que Alfredo Bello, conhecido também como DJ Tudo, está fazendo desde 1993. Após se apaixonar pelo imenso panorama da cultura tradicional brasileira, tornou-se um viajante em constante busca pelas preciosidades escondidas nos ritmos e nas cantigas de roda, nas cirandas e nos folguedos populares de um Brasil oculto aos olhos dos demais.

Atualmente ele é responsável por um acervo de mais de 3000 horas de gravações feitas ao longo destes 13 anos viajando pelo país. Também é fundador do selo Mundo Melhor, pelo qual lança os discos dos seus inúmeros projetos.

Em 2008, veio a luz o seu primeiro trabalho intitulado Garrafada. Em 2010, o  álbum DJ Tudo + Gente de Todo Lugar  Nos Quintais do Mundo, em 2012, vem a público o registro duplo dos shows ao vivo Nos quintais do Mundo Melhor.

Agora em 2013, no meu ponto de vista, o trabalho do DJ Tudo ganha maior visibilidade no exterior, fruto de muitos contatos e das trocas feitas nos anos anteriores. Desde o segundo disco algumas das faixas foram produzidas pelo alquimista sonoro Mad Professor e pelo visionário produtor britânico, fundador do selo de vanguarda reggae/dub On-U Sound, Adrian Sherwood.

Depois de ter lançado, no primeiro semestre deste ano, em parceria com o trio franco-brasileiro Forró de Rebeca o disco Na Roda –  Forró de Rebeca vs DJ Tudo,  com 4 faixas originais da formação e 4 remixes feitos por ele. Recentemente seu último disco foi lançado Pancada Motor – Manifesto da Festa. Com doze faixas, sete das quais produzidas, mais uma vez, pelo Mad Professor e 5 pelo fundador e integrante dos Asian Dub Foundation conhecido como Dr. Das.

Nas palavras contidas no manifesto que acompanha o LP DJ Tudo nos diz que este disco é uma combinação de três elementos: dança, transe e sonho que se encontram em um equilíbrio perfeito, no qual  a música se torna um lugar de encontro de várias culturas. Você pode mergulhar num dub jamaicando, enquanto um loop de maracatú surge em surdina ou ser hipnotizado pelo som oriental do Zas gravado em Istambul em perfeita sintonia com o triângulo gravado por um dos integrantes do  Forró de Rebeca, sustentando o naipe de metais. Nestes e em muitos outros momentos do disco acontece a mágica, a música se mostra sem segredos, como se um imenso quebra cabeça de repente aparecesse na tua frente em sua totalidade onde todas as peças se encaixam sem dificuldade.

A música se torna global em Pancada Motor – Manifesto da Festa,  DJ Tudo é sem sombra de dúvida um dos grande nomes da história musical contemporânea brasileira, reconhecido globalmente, movido por uma paixão autêntica pela música e  pela cultura, capaz de enxergar horizontes distantes, às vezes mais próximos.
Você pode ouvir o som pelo Soundcloud.

Um mundo melhor é possível!

Paz!

Mauro Lussi
Coordenador  de programação musical e Dj da Rádio UFSCar

A seguir, a lista de músicas que você escuta de segunda a sexta, às 9h45, na Rádio UFSCar

segunda-feira
1. É Hoje É Hoje …
2. Traveler
terça-feira
3. Minha Querida Mãezinha
4. Que Bela Macumba
5. Meu Natura
quarta-feira
6. Sailor’s Love
7. Nega Vem Dançar
quinta-feira
8. On The Bridge
9. Nico’s Dream
10. Terra, Céu E Sonho
sexta-feira
11. Jaco’s Comb (Saimos Lá de Bélem)
12. Party’s Jam

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA