Cultura Impura – Saravah Soul

Escrito por em 12/07/2010

saravasoulculturaimpura

A Saravah Soul é uma banda meio brasileira meio inglesa, no que diz respeito aos seus integrantes, tendo à frente o vocalista Otto Nascarella. Inglesa de nascença e situada em Londres, teve seu trabalho escolhido como nosso disco nacional dessa semana por um motivo: sua música! Isso mesmo, uma banda inglesa em sua origem, mas brasileira em sua essência. No myspace, o Saravah Soul se apresenta como “The sound of Afro-Brazilian funk” e, nesse segundo disco, são os ritmos e a percussividade da música brasileira que dão a linha do álbum, somadas a uma boa pegada de referências africanas, principalmente, do afrobeat de Fela Kuti.
Lançado pela Tru-Thoughts, que tem nomes como Quantic e The Bamboos no catálogo, o álbum Cultura Impura tem um título bastante apropriado para o disco do Saravah Soul, que transita por entre raízes profundas da música afrobrasileira – tanto na construção instrumental, como nas temáticas das letras – e traz referências diretas de tradições como os pífanos nordestinos, o berimbau das rodas de capoeira, o batuque de terreiro e o samba-rock. Somam-se, então, fortes elementos rítmicos e arranjos de metais herdados do afrobeat, tão presente no cenário contemporâneo das bandas e produções grooveadas. O soul funk aparece como coadjuvante, dando a liga a essa mistura muito bem elaborada, sem clichês em um disco muito autêntico!
Faixas como Janaína, Alforria, Mestiço, Funk de umbigada e Mussum não nos deixam dúvidas quanto a brasilidade de seus músicos. Mas, a banda se insere de uma maneira muito particular em um cenário internacional, onde vários grupos trazem diferentes referências, na busca de uma espécie de “groove universal”. Penso que a contribuição do Cultura Impura está em faixas como Milk and mangoes, Se da do, Seu problema e The truth is hard to come by, onde a percussão afrobrasileira e o peso do afrobeat se unem em uma mistura seminal. Destaque ainda para a ousada Fire, de Jimmy Hendrix, em uma versão rock-funk-frevo, com direito a refrão em Português.
Saravah, Soul!
http://www.myspace.com/saravahsoul

Por Lucas T. Ferreira,
a.k.a. Caixa-preta DJ,
Programador da Rádio UFSCar

Você escuta as faixas do Disco da Semana Nacional de segunda à sexta às 11 horas pelos 95,3 FM da Rádio UFSCar e, é claro, pelo nosso streaming ao vivo

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA