Criolo – Convoque seu Buda

Escrito por em 10/11/2014

Três anos atrás tinha Criolo. Rapper com, então, 23 anos de carreira, que, convencido por amigos, gravou um álbum com algumas letras que nunca havia divulgado antes, uma espécie de presente de despedida para todos que haviam acompanhado sua trajetória até ali. Esse disco se chamava Nó Na Orelha, e dentre essas músicas, tinha uma tal de “Não Existe Amor Em SP”.  O resto você sabe bem que é história. De repente,  o que era fim de carreira virou recomeço. Criolo deixou de ser “Doido” e passou a lotar casas noturnas e grandes festivais nacionais, com shows que pareciam verdadeiras congregações religiosas – seja qual for sua crença. O sucesso de seu segundo álbum deu novo fôlego ao músico, que, após alguns longos anos de espera,  finalmente lança seu aguardadíssimo sucessor para o “Nó”.

Coincidência ou não, Convoque Seu Buda vem em um dos momentos mais críticos da história política recente do país, período bastante propício para que as rimas incisivas de Criolo se façam valer. “O clima tá tenso”, bem diz o rapper na faixa-título de abertura de seu novo disco. Durante as 9 faixas seguintes, Criolo assume a voz do gueto e passa por temáticas atuais como a desocupação do centro de SP, a Cracolândia, os protestos de Junho do ano passado, a falta de oportunidade, o consumismo exacerbado, a hipocrisia da classe média e invisibilidade das classes menos favorecidas. Sempre com bases de referências plurais, sempre atento às mazelas sociais, sempre em seu estilo característico de cantar e rimar, com sua voz que parece atingir até mesmo aquelas pessoas que jamais tocariam nesses temas.

 Dando sequência à parceria de sucesso que foi Daniel Ganjaman e Marcelo Cabral na produção, Criolo continua a misturar a música brasileira e ritmos africanos ao rap, hip hop e reggae, adicionando ao caldeirão novas referências como as escalas orientais e elementos do próprio rock psicodélico.  “Cartão de Visita”,  com participação especial de Tulipa Ruiz, assume influências oitentistas numa pegada bastante irônica. “Casa de Papelão” diminui o andamento do afrobeat e insere instrumentos de sopro “jazzísiticos” de forma tensa, criando um clima de se cortar com ponta de lança. “Fermento pra Massa” é mais um dos flertes de Criolo com o samba, enquanto “Pé de Breque” é um reggae clássico no estilo de “Lion Man”. “Plano de Voo”, com participação do Síntese, é o mais próximo de um hip hop mais clássico no disco, mas ainda conta com uma base orquestrada bastante climática. “Fio de Prumo”, com participação da talentosa Juçara Marçal é afro-brasileira até a última cadência, enquanto “Duas de Cinco”, já conhecida do público, flerta com a MPB que marcou tanto “Nó Na Orelha”.  Antropofagia é palavra de ordem aqui, e por isso a mensagem de Criolo atinge tanta gente.

  Falando sobre a mensagem, as rimas de Criolo continuam afiadas como sempre. Passando pelo gueto e o playboy, as palavras do rapper sempre atingem a ferida social mais profunda, seja através da imagética impactante e direta de “Esquiva da Esgrima” (“Cada cacetete é um chicote para um tronco”) ou da ironia arrasadora de “Cartão de Visita” (“Acha que tá bom, num é não, nem te afeta / Parcela no cartão essa gente indigesta”). Dado a situação atual do país, inclusive, Convoque Seu Buda vem com ainda mais munição que seu antecessor.

 Pra encerrar, basta lembrar que, assim como Nó Na Orelha, Convoque Seu Buda também está disponível para download gratuito no site oficial do músico. É desnecessário reafirmar o quão talentoso o rapper é por aqui, e nem mesmo preciso dizer que “Convoque seu Buda” firmou Criolo como um dos compositores mais interessantes da nova safra da música brasileira. Qualquer palavra que eu escrever por aqui seria bem menos potente do que o material bruto. Então só nos resta ouvir da voz do próprio músico.

 

Henrique Gentil

Bolsista em programação musical na Rádio UFSCar

 

A seguir, a lista de músicas que você escuta de segunda a sexta, às 9h45, na Rádio UFSCar

 

Segunda-feira

Convoque Seu Buda

Esquiva da Esgrima

Terça-feira

Cartão de Visita

Casa de Papelão

Quarta-feira

Fermento Pra Massa

Pé De Breque

Quinta-feira

Pegue Pra Ela

Plano de Voo

Sexta-feira

Duas de Cinco

Fio de Prumo (Padê Oná)

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA