Camarones Orquestra Guitarrística – Rytimus Alucynantis

Escrito por em 16/03/2015

Imagine ter na sua essência o Rock n’Roll, agora, adicione o peso do punk e misture isso com um pegada alucinante de surf rock, o balanço do Ska e tempere com o suingue do rocksteady e riffs de guitarra tão carismáticos que não deixam ninguém ficar parado. Parece uma farofa musical, não é? Mas é Rytimus Alucynantis, o quinto álbum da banda potiguar Camarones Orquestra Guitarrística, que veio com o objetivo de animar o baile e levar sorrisos aos seus ouvintes. O download do disco foi disponibilizado pela banda no site da gravadora DoSol e pode ser baixado clicando aqui.

Segundo o guitarrista da banda e produtor do álbum Anderson Foca, o nome do disco seria como o ataque de um mosquito que, ao invés de te deixar doente, faz com que você dance e se divirta alucinadamente. O nome do mosquito é também o nome do álbum: Rytimus Alucynantis. Todo o conceito da obra foi baseado na performance ao vivo e em ritmos que poderiam ser executados a partir da formação da banda.

Gravado no Estúdio DoSol e mixado no estúdio Megafone, ambos em Natal/RN, o álbum conta com a participação de João Lemos (Molho Negro) como assistente de produção de cinco faixas e também com os músicos Augusto Oliveira (Molho Negro), Ynaiã Benthroldo (Boogarins), Esdras Nogueira (Móveis Coloniais de Acaju), Léo Martinez (Velociraptors), Kaká Monteiro (Fuzzy) e Léo Chermont (Strobo).

Rytimus Alucynantis é um álbum criativo, simples e original. Não se engane, a mistura é feita na medida e agrada tanto os rockeiros como aqueles que gostam de um som mais “light”. As músicas trazem consigo bom humor e alto astral. A canção “Apocalypso”, por exemplo, traz uma batida que nos lembra o tecnobrega (mais precisamente a banda Calypso),  porém, a guitarra distorcida e os riffs característicos mostram que aquilo é rock, que aquilo é Camarones. Ao mesmo tempo, não é um disco feito para o bate cabeça. Músicas como “Tsunami” ou “Tex Mex Camino” se afastam um pouco da paulera, mas não do balanço e, muito menos, da dança. Camarones Orquestra Guitarrística é uma banda que, apesar de ser instrumental, está no seu quinto disco e já se consolidou no cenário nacional e internacional. Prova disso, é o fato de que junto com o lançamento do álbum Rytimus Alucynantis, a banda divulgou uma extensa turnê pelas regiões Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, além de tocar na Inglaterra, Espanha e Portugal neste primeiro semestre e França, Alemanha e Suécia no segundo.

Tendo isso em vista, Camarones Orquestra Guitarrística se encaixa tanto para tocar em uma festa quanto para ouvir em casa ou no carro. Devido à sua versatilidade e originalidade, Rytimus Alucynantis veio para agradar os mais diversos públicos, das mais diversas idades, sem deixar a peteca cair.

Hugo Safatle

Estagiário em Programação Musical na Rádio UFSCar

A seguir, a lista de músicas que você escuta de segunda a sexta, às 10h, na Rádio UFSCar:

Segunda-feira

1. Silêncio, Barulho à Vista

2. Apocalypso

Terça-feira

3. Rytimus Alucynantis

4. Tsunami

Quarta-feira

5. Cat Friend

6. Down The Ball

Quinta-feira

7. Xadrez com Karapov

8. Ponta Negra Rocksteady

Sexta-feira

9. Tex Mex Camino

10. Final Feliz

11. Charme Chermont

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA