Camarones Orquestra Guitarrística – O Curioso Caso da Música Invisível

Escrito por em 20/05/2013

Pra quem gosta de rock instrumental, Camarones Orquestra Guitarrística é um prato cheio. Como o nome já sugere, trata-se, praticamente, de uma orquestra de guitarras. O quinteto misto potiguar está na estrada há 5 anos e lançam agora seu terceiro disco, “O Curioso Caso da Música Invisível”. A banda faz música espontânea e de qualidade que agrada pelo seu som despretensioso, além de ser uma das bandas independentes mais ativas do país. Com cinco anos de estrada e três discos lançados, já viajaram pelo Brasil de cabo a rabo e fizeram também turnê pela Argentina e Uruguai, totalizando mais de 400 shows desde o início da carreira.

Os números impressionam e a qualidade sonora também: “Nosso grande desafio foi tentar dar um passo a frente nas nossas composições e arranjos, sem perder o poder de fogo das músicas para os shows, que é onde consideramos que as coisas acontecem para gente”, diz Ana Morena, baixista da banda. Uma explicação bastante válida, pois acredito que uma banda só pode ser considerada boa quando vista ao vivo, pois em estúdio qualquer um toca bem. E o Camarones faz jus à qualidade de suas gravações de estúdio, pois seus shows são bastante intensos e animados, do tipo em que é difícil se ficar parado.

Considerando toda sua discografia, “O Curioso Caso da Música Invisível” é uma evolução em relação aos trabalhos anteriores. O som tem uma pegada extremamente animada, fácil de curtir, com influências do rock, rockabilly e até reggae, com destaque para o trabalho com os riffs e com a instrumentação de apoio de cada faixa. O diferencial do disco é a adição da percursão indígena e dos metais, que deixam o som mais colorido e universal. Além disso, como já fica evidente no título do álbum, as músicas são cheias de referências e brincadeiras com filmes, séries e elementos da cultura pop em geral.

Como já disse, Camarones Orquestra Guitarrística é um prato cheio para quem curte rock instrumental, a banda tem culhões para mandar um som que, embora agradável e fácil de ouvir, não é tão popular, e ainda mostra a que veio, pois uma turnê de 400 shows deixa bem evidente que o quinteto tem ganhado um terreno de respeito no cenário musical independente. E aproveito para deixar aqui um convite aos potiguares para trazer um pouco dos seus riffs intensos do seu novo disco para as terras sancarlenses!

Diana Ragnole
Estagiária em Programação musical na Rádio UFSCar

A seguir, a lista de músicas que você escuta de segunda a sexta às 9h45, na Rádio UFSCar.

segunda-feira
1. Trintão
2. Gloom
terça-feira
3. Pigmalião
4. Corra Bátima
quarta-feira
5. Flecha Ligeira
6. O Sapo
quinta-feira
7. Caça ao Lobisomem
8. Bravo Xerife Gonzo
sexta-feira
9. Tony Silverado
10. Tudo Errado
11. Cabron

Revisão: Nicole Santaella

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA