Boogarins – Manual ou Guia Livre de Dissolução dos Sonhos

Escrito por em 02/11/2015

Mas veja só, quem diria que os goianienses da Boogarins viajariam o Brasil e o mundo com pouco mais de meia dúzia de canções, cantadas em português, e gravadas no bom e velho esquemão do home studio? Se a ótima recepção do público e da crítica com o EP (posteriormente LP) As Plantas que Curam (2013) pode ter sido uma surpresa até mesmo para os músicos, também não dá pra dizer que as coisas aconteceram por um mero acaso. Somado à boa desenvoltura dos integrantes no palco e ao timing certeiro para explorar a onda psicodélica que arrebentava mundo afora, ainda estava a assessoria bem pouco usual de selos gringos, como a Other Music Recording Co., para impulsionar e emplacar a banda em territórios de difícil acesso.

Com o suporte necessário para incontáveis apresentações em dois anos, não seria exagero dizer que a banda, formada por Dinho Almeida (voz/guitarra), Benke Ferraz (guitarra), Raphael Vaz (baixo) e o novo integrante Ynaiã Benthroldo (bateria e ex-Macaco Bong), desponta hoje como uma das mais promissoras no cenário independente brasileiro. E é tanta inspiração, tanta história pra contar e tanto rolê musical, que nada mais justo do que um segundo disco pra sintetizar todo esse período de novas experiências que a estrada e os shows trouxeram ao grupo.

boogarins

Para quem já conhecia o som da banda e se interessava pela estética e estrutura lo-fi que acompanha toda a trajetória do primeiro disco, com o recém lançado Manual (2015), a atenção se vira mesmo para o desempenho do grupo, em uma situação mais favorável de recursos. Gravado de maneira analógica em um estúdio na Espanha, enquanto estavam em turnê pela Europa, o álbum trabalha com o espontâneo sem deixar o minucioso de lado. Confiantes para tocar e explorar as novas músicas, já que várias delas pipocavam durante a turnê, o grupo se demonstrou bem à vontade para utilizar de recursos de pós-produção, e deixar o trabalho com mais cara ainda daquilo que se espera de bandas do gênero e semelhantes.

“Avalanche”, primeiro single lançado em agosto, é uma crítica a tudo aquilo que nos impede de “ver o sol” e acaba nos levando ao tédio, sejam pessoas, situações, ou mesmo os prédios e a alta urbanização das cidades. “6000 Dias”, tem uma boa pegada nos graves e é mesmo o canto dos 20 e poucos anos, daquele que não quer pensar demais, não quer possuir, não quer ser limitado…quer apenas ser o que bem entender. “Sei Lá”, com riff que lembra a clássica “Baba O’Riley” (The Who), é exclusividade do Boogarins, não dá pra imaginar uma psicodelia dessa vindo de qualquer outro país que não fosse o Brasil. Destaque para a originalidade e quase vertigem da faixa dupla “Mario de Andrade / Selvagem”, e também para a belíssima “Benzin”, composta em parceria com os conterrâneos da Carne Doce e presente no último trabalho de ambos compositores; a faixa é também um “quase hino” dessa nova safra de bandas de Goiânia.

Manual é um disco mais elaborado, mais conectado e que, ainda assim, carrega marcas de um trabalho “artesanal” em sua essência. É visível que existe algo de muito exclusivo ali, uma sinceridade e entrega carregada daquela despretensão tão ausente no esteriótipo do artista que se dá bem no exterior. E em meio a territórios e histórias desbravadas, o importante é que a Boogarins ainda possui aquela mesma atmosfera de interior do Brasil, algo quase que ingênuo – é verdade – mas que os diferem de grande parte do que rola internacionalmente, em se tratando de psicodelia.


Raul Ribeiro

Estagiário em Programação Musical na Rádio UFSCar

A seguir, a lista de músicas que você escuta de segunda a sexta, às 10h. Você também pode ouvir o álbum na íntegra no domingo às 15h, aqui na 95,3 FM, escute diferente!

Segunda-feira

  1. Truques
  2. Avalanche
  3. O tempo

Terça-feira

  1. 6000 Dias (Ou Mantra dos 20 Anos)
  2. Mario de Andrade / Selvagem

Quarta-feira

  1. Falsa Folha de Rosto
  2. Benzin

Quinta-feira

  1. San Lorenzo
  2. Cuerdo

Sexta-feira

  1. Sei Lá
  2. Auchma

 

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA