Baiana System – Baiana System

Escrito por em 29/08/2010

CAPA_CD_BaianaSystem_Divulgação_menor

Para desvendar o segredo da banda Baiana System, devemos pensar na mistura do contemporâneo com o tradicional. A antiga guitarra baiana dos anos 40 é redescoberta e subvertida para criar melodias diferentes daquelas às quais é associada. O projeto nasceu em Salvador e é quase impossível dissociar as músicas do álbum de seu local de origem. E os regionalismos vivem em harmonia com a diversidade de sons.

A guitarra baiana foi um instrumento criado em Salvador e seus idealizadores foram imortalizados, são eles: Osmar Álvares Macêdo e Adolfo Antônio, o Dodô. O instrumento assumiu grande importância cultural para cidade, na medida em que foi usado, principalmente, em músicas que representavam elementos populares, culturais e históricos. Em Baiana System, essa tradição foi mantida, como também o amor ao carnaval e à música.

Neste disco, homônimo à banda, há uma multiplicidade de ritmos que deriva de várias influências musicais absorvidas para a composição das canções, como o reggae, o dub e o mangue beat. Mas, claro, sem perder aquele gostinho do carnaval brasileiro.

As músicas apresentam diferentes participações especiais, porém sempre presente em todas elas está Robertinho Barreto, com a protagonista: a guitarra baiana. A música Systema Fobica (ubaranamaralina) conta com B Negão; Lucas Santtana deixa sua marca em uma das melhores faixas do disco ‘O carnaval, quem é que faz? ‘. Além das duas finais que são releituras ‘aDUBadas’, de Buguinha Dub, das músicas Jah Jah Revolta e Frevofoguete.

Cada artista que participa do CD traz um pouco de seu estilo para o álbum, o que aumenta mais ainda a multiplicidade de seus ritmos, pois a guitarra baiana é muito bem explorada e de tal maneira combinada com outros instrumentos que surgem sons diversos. Cada música parece ter seu estilo próprio e o álbum Baiana System consegue transcender totalmente o conceito de gêneros.

‘Por que é isso aí, ninguém sabe como vai ser o futuro do carnaval.’

Quem quiser saber mais sobre o projeto, entre no http://www.myspace.com/baianasystem ou no blog do produtor do álbum e guitarrista Robertinho Barreto: http://pt.guitarra-baiana.com/blog/robertinho-barreto/baiana-system.html

Bárbara Fadil

Confira as músicas do álbum todos os dias da semana, sempre às 10 da manhã:

Segunda-feira (30)
Nesse Mundo
Oxe, como era doce

Terça-feira (01)
Barra avenida
Amerikha Expressa
Da calçada pro Lobato

Quarta-feira (02)
Bembadub
Jah Jah Revolta
Systema Fobica (ubaranamaralina)

Quinta-feira (03)
Vinheta Baiana
Frevofoguete
O Carnaval que é que faz?

Sexta-feira (04)
Jah Jah Revolta (aDUBada por Buguinha Dub)
Frevofoguete (aDUBada por Buguinha Dub)

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA