B.Negão & Seletores de Frequência – Sintoniza Lá

Escrito por em 07/05/2012

A espera foi longa, mas valeu a pena! Depois de 9 anos do disco de estreia, Bernardo Santos, popularmente conhecido como B.Negão está de volta com os fiéis Seletores de Frequência, lançando o Sintoniza Lá, um álbum que não desiludirá quem se apaixonou pelo sound desse conjunto explosivo, que, em 2003 debutou com aquela obra prima intitulada “Enxugando o Gelo”.

Em sua longa carreira B.Negão já foi integrante dos Funk Fuckers e mais tarde do Planet Hemp, desenvolvendo o seu projeto paralelo com os Turbo Trio, além de aparecer ainda com muita frequência em projetos e palcos de amigos e colegas, como aconteceu em uma música no disco Vagarosa da Céu, ela que fez questão de retribuir o favor participando da faixa que abre o álbum “Alteração (ÉA!)”.

Sintoniza Lá chegou a alcançar um perfeito equilíbrio entre as raízes culturais cariocas, feitas de balanço, suingue e Samba Rock com as influências internacionais nas quais o saxofone e as percussões Afrobeat encontram o Reggae adubado, deslizam no Funk e criam um Groove estiloso e ao mesmo tempo livre de rótulos, deixando que cada música se desenvolva de maneira espontânea.

Uma nova estética sonora toma forma na peculiar e poderosa voz do B.Negão, que passa pelo Rap, Raggamuffin e o Soul com a intensidade melódica do Funk, e também no naipe de sopros que enfatizam a organicidade das composições. Embora elementos eletrônicos apareçam de forma discreta, mas essencial nos arranjos de certas faixas, assim como essenciais também são os solos de guitarra que flertam com o Jazz.

É impossível não destacar a música “Subconsciente”, aliás essa faixa é sem sombra de dúvidas um elemento desorientador no contexto do álbum, uma porrada Hardcore que nos atinge como uma ducha gelada, e nos desperta do balanço dançante e alegre de “Essa É Pra Tocar No Baile”, para nos deixar logo depois no intervalo instrumental Funk Jazz de “Na Tranquila”.

Merecem destaque também, as letras que refletem bem o caráter urbano e todas as incoerências das grandes cidades, como já acontecia no primeiro álbum, com a diferença que, desta vez, o caos das metrópoles está se espalhando pelo mundo e nos deixa sob pressão, na beira de uma insanidade coletiva contra a qual a nossa postura é fundamental.

Sintoniza Lá, foi gravado e produzido no Studio Superfuzz pelo baterista e produtor Pedro Garcia, que já trabalhou com os extintos Planet Hemp, com Lobão e com a banda Dorgas, esse é o disco que nós todos estávamos esperando, um trabalho sincero, direito, feito para dançar e para não esquecer o que acontece ao nosso redor. Nós podemos e devemos ficar sintonizados sempre. Então, Sintoniza Lá!!

Paz!

Mauro Lussi
Coordenador musical e DJ da
Rádio UFSCar

A lista das músicas que você confere durante a semana, às 10h00, na Rádio UFSCar:

Segunda-feira
1. Alteração (ÉA!)
2. O Mundo (Panela De Pressão)
Terça-feira
3. Reação (Panela II)
4. Proceder/Caminhar
Quarta-feira
5. Vamo!
6. Essa É Pra Tocar No Baile
7. Subconsciente
Quinta-feira
8. Na Tranquila
9. Chega Pra Somar No Groove
Sexta-feira
10. Bass Do Tambô
11. Sintoniza Lá

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA