Apanhador Só – Antes que tu conte outra

Escrito por em 08/01/2014

Antecipado pela música “Despirocar” que, vem acompanhada por um videoclipe, Antes que tu  conte outra reflete a desorientação e a nevrose musical urbana encontrada em alguns episódios ao longo deste lançamento, há a busca de um equilíbrio entre a alma pop e rockeira do quarteto, além do gosto de experimentar ousadas e surpreendentes soluções melódicas.

Em 2010, quando foi lançado o primeiro CD autointitulado, a banda logo se destacou na cena independente nacional. O pop inteligente e excêntrico proposto no primeiro disco, chegou a ter 50.000 downloads em um ano, foi indicado na categoria aposta da MTV, e recebeu muitos outros reconhecimentos, abrindo caminho para sucessivas produções.

Neste trabalho sucessivo, lançado por estes dias e que, inclusive, pode ser baixado no site da banda, vemos que os quatro integrantes desconstroem aquele pop cativante que permeava a estreia, sem medo de desapontar aquele público que ganharam com o primeiro álbum, brincam com a “sucata” sonora cotidiana que polui os nossos ouvidos, mas sem tirar nada da criativa estrutura sonora e instrumental original.

Antes que tu conte outra é um disco no qual cabe uma música como “Torcicolo” potencialmente radiofônica, com direito a um cativante coro sixties e uma rítmica contagiante, ou a joia pop “Não se precipite”. O que faz a diferença é a simplicidade com a qual se encaixa um solo de guitarra completamente fora do contexto da melodia original, ou aqueles breaks nevróticos que lembram de longe os primeiros Talking Heads.

A barulhenta “Mordido” que abre o disco e a bucólica e melancólica “Cartão Postal” fecham um círculo de música e poesia urbana distinto de outra produções independentes. A banda faz referência a um estilo bem específico, assim como aquelas que querem romper com os padrões comercias preestabelecidos  nos circuitos “alternativos”.  Apanhador Só, tem um ponto de partida, mas não um ponto de chegada, as ideias surgem espontâneas sem um percurso predeterminado e, acima de tudo, livres de rótulos.

Antes que tu conte outra não é nada mais que um momento evolutivo de uma banda que continua em busca do som de um Brasil que, nunca como neste momento, está descobrindo novas linguagens e, ao dialogar com a grande tradição musical nacional, agregam valor artístico ao novo mercado globalizado.

Em poucas palavras, a música do Apanhador Só pode ser definida como progressivamente intuitiva. Experimente!

Paz!

Mauro Lussi
Coordenador de programação musical e DJ da Rádio UFSCar

A seguir, a lista de músicas que você escuta de segunda a sexta às 9h45, na Rádio UFSCar.

segunda-feira
1. Mordido
2. Vitta, Ian, Cassales
3. Lá em casa ta pegando fogo
terça-feira
4. Despirocar
5. Líquido Preto
quarta-feira
6. Nao se precipite
7. Rota
quinta-feira
8. Torcicolo
9. Nado
sexta-feira
10. Por trás
11. Reinação
12. Cartão Postal

Revisão: Sheila Castro

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA