AMSTERADIO – FIGHT FOR YOUR RIGHT (TO SAMBA)

Escrito por em 11/08/2014

Quando vi a capa (e o nome) do disco de estreia da Amsteradio jogado lá pelo canto de algum desses blogs musicais alternativos, não tive como evitar um risinho de canto de boca. A sátira, tanto ao clássico indie “In An Aeroplane Over The Sea” (do Neutral Milk Hotel) quanto à icônica música dos Beastie Boys, além de ser muito chamativa pra quem vive o meio, também define bem o conceito por trás do power trio carioca.

Basicamente, a Amsteradio se configura como aquela típica banda de amigos formada na escola, que acabou dando certo e tá aí lançando seu primeiro registro completo. A única diferença é que esses jovens cariocas viveram bem a cena indie do século XXI, e imprimem em suas letras, com muito bom humor, diga-se de passagem, todo o podre das festinhas lado B que frequentavam.

Do hipster blasé que deixa crescer a barba pra ser cool à garotinha indie que adota Zoey Deschannel de role model, dos Los Hermanos aos Arctic Monkeys, o power trio carioca não poupa ninguém de sua sátira ácida. Aliás, é justamente por isso que as melodias e instrumentais podem parecer manjados. Tudo referência. Deliciosa e despretensiosa referência.

Quem vive esse meio certamente vai identificar nas músicas do disco algumas figurinhas carimbadas de qualquer rolêzinho, e dificilmente vai conseguir conter a gargalhada com faixas como “De Novo No Fornalha” e “Cansei de Menina Indie”. Mas, por mais que as letras sejam o claro foco do grupo, o instrumental também agrada bastante aos ouvidos, e inclusive participa ativamente da construção do humor, como no final de “Samba Pt. 2”, quando o título do álbum se manifesta.

A verdade é que estava demorando pra uma banda como a Amsteradio aparecer. Numa geração em que a palavra de ordem é “zueira” (sim, com “u” mesmo), é surpreendente que um grupo de jovens ainda não tivesse gravado uma ode satírica à própria cena tão bem construída quanto a estreia do grupo carioca. Isso só comprova mais um ponto que a Amsteradio tenta provar: essa galera se leva a sério demais. E disso os cariocas escapam.

Diana Ragnole, estagiária em Programação Musical.

A seguir, a lista de músicas que tocam de segunda à sexta, às 9h45:
segunda-feira
1. Superestação
2. De Novo No Fornalha
terça-feira
3. Minha Melhor Amiga
4. Último Banco do Ônibus
quarta-feira
5. Samba Part 1
6. Samba Part 2
quinta-feira
7. LUI!
8. Cansei de Menina Indie
sexta-feira
9. Faixa Última
10. Agradecimentos


Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA