A Fase Rosa – Leveza

Escrito por em 17/11/2014

Leveza é o nome do segundo álbum da banda belorizontina A Fase Rosa. Nomeado assim pela naturalidade com que suas canções se formaram, fato esse que se comprova quando se analisa a rapidez com que o álbum chegou (meramente um ano e meio após o lançamento de Homens Lentos, debut do grupo), mas que também define bem o clima do álbum.

Certamente mais positivo que seu antecessor, A Fase Rosa ainda preserva seu olhar crítico sobre o cotidiano, parte do conceito de sua estreia, mas dessa vez, seja por qual motivo for, o clima é, sim, mais leve. A faixa título, para se ter uma ideia, nasceu da “sensação causada pela experiência de enxergar e experimentar o mundo sob a audição do disco de João Gilberto, 1973.”, segundo o próprio Thales Silva, guitarrista e cantor no grupo.

O ouvido atento de Thales para escrever músicas baseadas em experiências do dia a dia já fora consolidado com seu álbum solo, lançado apenas alguns meses atrás, o Minimalista; por isso, é natural que Leveza resguarde mais proximidade à sonoridade do disco solo do cantor que ao debut da banda, mas não se engane, o disco ainda é fruto de todas as cabeças envolvidas no projeto. O clima indie-carnavalesco de Homens Lentos reverbera neste novo trabalho, em que vemos a banda realizar algo ainda mais afinado na mistura de brasilidades com estrangeirismos do “indie-pop-rock-jazzístico” que diferenciou o grupo em seus momentos iniciais. A Fase Rosa conseguiu fazer muito bem o famoso “manter a proposta mas avançar em sua execução” propagado por bandas bem resolvidas.

O novo disco de uma banda que, cada vez mais, firma-se como um dos maiores expoentes de seu cenário musical, vem cheio de suingue e ousadia na mistura sonora que junta Vampire Weekend e João Gilberto numa faixa de quatro minutos e faz soar como se aquilo sempre estivesse por ali. Se o futuro d’A Fase Rosa tem as mesmas cores que a paleta sonora de Leveza, ele é vibrante.

 Henrique Gentil

Bolsista em programação musical da Rádio UFSCar

A seguir, a lista de músicas que você escuta de segunda a sexta, às 9h45, na Rádio UFSCar:

 segunda-feira

1. Mãos Unidas

2. A Praia

terça-feira

3. Leveza

4. Treasures And Tragedies

5. Paraíba

quarta-feira

6. BH-SP

7. Guanabara

quinta-feira

8. Essa Nega Me Falta

9. Florzinha

sexta-feira

10. Cheiro Bom (Homenagem ao Tibet)

11. Vadiar

12. Coisa Preta

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA