A Fase Rosa – Homens Lentos

Escrito por em 25/03/2013

Eu, como gringo, posso afirmar sem margem de erro que a banda A Fase Rosa é uma daquelas formações que se pode encontrar só no Brasil. Não existe em nenhum lugar do mundo um som que consegue combinar referências musicais atuais e tradicionias nas quais a multifacetada brasilidade é uma constante que, surge com uma espontaneidade e uma simplicidade que está no ar desde sempre, mas precisava de quatro sujeitos muito talentosos unidos para fazer isso acontecer.

A Fase Rosa surgiu em  2009, em Belo Horizonte, ano no qual iniciaram o caminho que os levaria a tocar em várias casas noturnas, ganhando cada vez mais visibilidade no panorama musical independente mineiro, conseguindo também organizar uma mini turnê em território carioca e no estado de São Paulo.

Depois de dois EP, lançados,respectivamente, em 2011 e 2012, agora lançam o disco de debuto intitulado Homens Lentos.
As paisagens urbanas são vistas pelos olhos destes homens lentos que, assim como se referia o geógrafo brasileiro Milton Santos, reconhecido por seus estudos sobre a urbanização do terceiro mundo, os homens lentos são aqueles indivíduos deixados para trás na corrida globalizada que recompensa os mais expertos e sem escrúpulos, os que  não prestam atenção aos pequenos detalhes que nos enriquece. Ao contrário, os Homens Lentos de A Fase Rosa têm o privilégio de enxergar os elementos que despertam a atenção dos muitos/poucos que andam no mesmo ritmo que manda o nosso coração,  e conseguem trasformá-los em música e poesia.

Como já citei no começo, as influências de A Fase Rosa vão das variações do samba passando pelo carimbó e o frevo, até o axé, combinadas ainda com influências cosmopolitas,fazem um som livre, sem medo de experimentações melódicas, mestiço por natureza, hibridamente sofisticado, no qual  um samba, um rock, o indie e o jazz “ousam” estar presentes em uma faixa de 4 minutos e 10 segundos e soam como a coisa mais natural do mundo.

Paz!

Mauro Lussi
Coordenador de progarmação musical e DJ da Rádio UFSCar

A seguir, a lista de músicas que você escuta de segunda a sexta, às 9h45, na Rádio UFSCar.

segunda-feira
1. Lourdes e Leblon
2. O Jogo
terça-feira
3. O Arquiteto e o carnaval
4. Desmancha
quarta-feira
5. Tanta flor
6. Quantas voltas
quinta-feira
7. A faixa
8. Levantado
9. Casa
sexta-feira
10. Fellow, Fela
11. Os ateus
12. Colorida

Revisão: Sheila Castro

 

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA