À beira do Dia – Urucum na Cara

Escrito por em 16/07/2012

Manhã. Frio. O sol de inverno entra pelas janelas da sala iluminando os alunos sentados nas cadeiras alinhadas. Alguns esfregam os olhos tentando espantar o sono, enquanto outros se punem por terem ido dormir tão tarde no dia anterior.

O professor de Geografia entra na sala com um objeto estranho àquele ambiente: um rádio toca-discos. Rapidamente posiciona o aparelho em cima da mesa, plugando-o na tomada atrás da mesa e, ato contínuo, encara seus vinte e poucos alunos com um sorriso jovial no rosto.

– Hoje vamos estudar a cultura brasileira, musicalmente falando. E não há melhor forma de fazer isso do que com…Música!

Da bolsa tira um CD de cores quentes e coloca na bandeja do rádio. Rapidamente dá para ler o nome do grupo no disco, antes do professor guardar a capa na mesma bolsa de onde o tirou: “Urucum na Cara”, estava escrito.

Play.

—-

A Cena acima é fictícia, mas bem que poderia ter acontecido em alguma sala de aula espalhada pelo Brasil. Como já exposto, o grupo mineiro Urucum na Cara é um representante de peso do que nos referimos, hoje, como “brasilidade.”

À beira do dia é o primeiro álbum do grupo e vem recheado de música de qualidade, feito com uma pesquisa profunda sobre a cena musical mineira contemporânea em geral. O disco se configura como um passeio por histórias e vozes tipicamente brasileiras, nos levando a cantar junto, partilhando dessa sensação boa que a música passa enquanto as notas soam.

A alternância entre vozes masculinas e femininas é um ponto fortíssimo do álbum, tendo grande destaque a faixa “Maria”, que tem em seu título um dos nomes mais comuns do Brasil, fazendo o ouvinte pensar num coletivo, em “todas as marias” espalhadas por aí.

Passando por “Sinhazinha”, caraterizada por sua batida afrobeat, e “Caboclo”, já sendo mais lenta, nota-se a grande quantidade de referências que o Urucum na Cara tem, são tantos elementos, tantas partes para formar um todo que é realmente difícil dizer de onde veio isso e aquilo, tornando o álbum mais enigmático (na falta de palavra melhor) ainda.

Em suma, À beira do Dia é só um reflexo do que acontece em Minas, mais precisamente em Belo Horizonte que vem se tornando outro polo cultural, outro caldeirão de novidades tal qual Recife se faz na outra ponta do país.

O álbum pode ser baixado no site do grupo, nesse link: http://abeiradodiaurucum.tumblr.com/post/19719921072/clique-aqui-para-realizar-o-download-gratuito-do

Diego Paulino
Bolsista de Programação Musical na Rádio UFSCar

A seguir, a lista de músicas que você ouve de segunda a sexta-feira às 09h45, na Rádio UFSCar :

1 – Abram Alas
2 – Erê