Garrafa Vazia – Back to Bacana

Escrito por em 30/03/2015

Um dia desses eu estava com saudades do velho punk bubblegun, sabe, três acordes e um refrão tão cativante que toda musica é um hino. Pensava isso enquanto ouvia um Ramones. Pouco tempo depois, acabei indo a um show de punk rock, beber, bater cabeça, isso faz bem pra saúde. O show estava bem tranquilo, muita banda tocando hardcore e crossover mais do que o tão esperado punk bubblegun. Até que sobe no palco três rapazes de Rio Claro- SP, sobre o alcunho de Garrafa Vazia. Devo admitir, foi o melhor show da noite. O público apareceu, dançou, se divertiu, mandou o mosh, cantou as músicas e, no final, a farra estava formada.

Isto foi aproximadamente há uns dois ou três anos atrás. Hoje, já viciado na banda, depois de tanto ouvir os clássicos álbuns Predrerage Sessions e Greatests Shits, me deparo com Back To Bacana produzido e gravado em um dia no famoso porão estúdio da gravadora Pé de Macaco S/A. Gravado e mixado por Rodolfo Nei.

A primeira vez que eu ouvi a música que dá nome ao álbum foi naquele mesmo show três anos atrás, um hino. Riff de guitarra mais carismático impossível. Uma música que celebra a amizade, a nostalgia e a diversão. E quando pego pra ouvir o disco, a primeira música que toca é a dita cuja, não minto que fiquei emocionado.

Mas as outras faixas que seguem não deixam a desejar. “Cistite Cerebral” é uma pancada nervosa puxando para o hardcore. Na sequência, “Viva o Irracional”, uma indagação sobre o viver e não viver, um questionamento sobre ser escravo de um racionalismo barato que torna a vida bem menos divertida. E por aí vai, umas com a pegada mais tranquila como “Ultrasambarilóvpunkblues”, outras exalando a essência punk 77 como “Maçãs Carlos”. E para fechar o álbum com chave de ouro, três obras primas, “Incurável Coriza”, “Hardrock no Pesqueiro”, que conta com a participação de integrantes das bandas Krokodil & Hippies not Dead. E por fim, a pancada “Pedalinho’s Party” que traz uma característica marcada da banda, uma referência total ao cotidiano e à vida em Rio Claro.

O som é punk rock, como dizem os músicos do Garrafa Vazia “punk 77 da roça”. Sem nenhum segredo, apenas poucos acordes, letras muito bem humoradas, que tem como tema a vida cotidiana de Rio Claro e do interior em geral. Riffs e refrões que de tão excelentes e simples grudam como chiclete. No final das contas, é hit atrás de hit.

Hugo Safatle

Bolsista em Programação Musical na Rádio UFSCar

Para ouvir essa pérola do punk rock nacional, basta dar o play no link abaixo:

 

 

A seguir, a lista de músicas que você escuta de segunda a sexta, às 10h, na Rádio UFSCar:

Segunda-feira

1. Back To Bacana

2. Cistite Cerebral

Terça-feira

3. Viva o Irracional

4. Ultrasambarilóvpunkblues

Quarta-feira

5. Maças Carlos

6. Incurável Coriza

Quinta-feira

7. Hard Rock no Pesqueiro

Sexta-feira

8. Pedalinho’s Party

 

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA