Coutto Orchestra – Eletro Fun Farra

Escrito por em 07/10/2013

Depois de dois EPs, Micromúsica e Aratu Milonga, lançados respectivamente em 2010 e 2012, Coutto Orchestra de Cabeça passou a ser só Coutto Orchestra e  há algumas semanas atrás lançou o seu primeiro álbum completo.

O título nos permite imaginar qual será o clima do disco, a palavra fanfarra se parte em dois pedaços, criando assim duas palavras, que são quase sinônimos nos idiomas inglês e português,  definindo o caráter mais lúdico do eletro e a energia dançante das 10 faixas que compõe o disco.

Ponto de encontro entre  folclore típico com as novas tendências das batidas, claramente inspiradas na cultura dos Djs e também das encruzilhadas geográficas das culturas, que apesar da distância, compartilham a mesma função de definir uma identidade dos vários povos e comunidades por meio da linguagem universal da música, desvendando por sua vez as afinidades sonoras comuns.

O Nordeste brasileiro é, sem dúvida, um dos lugares culturalmente mais ricos do país e são muitas as influências que encontramos no Eletro Fun Farra. A música  é um dos elementos que mais caracteriza as variedades de legados que formaram um povo peculiar, soma da mestiçagem que começou com a chegada dos colonos europeus. Neste contexto a Coutto Orquestra se tornou o catalizador do popular que se torna pop, destacando neste primeiro trabalho que é possível vestir a tradição com  uma roupagem nova, sem perder o apelo original marcado nas melodias e nas narrativas de um povo que se encontrou diversas vezes, ao longo da história, hostilizado por questões politicas e geográficas.

coVocês poderão se surpreender com os ecos porteños da sanfona fusionado com o ritmo balkan na faixa “Corre”, ou a cantiga afro que vira uma Polka no primeiro single “Quadrinharia” que vem acompanhado de um clipe gravado ao vivo. Podemos ver a energia desta formação que faz parte daquela nova safra de artistas que estão exportando o novo paradigma da música produzida no Brasil, embora internaciolmente estejam descobrindo aos poucos os novos caminhos da música, mas ainda preferem impulsionar e destacar a música anglófona, ignorando que existe uma infinidade de realidades e mundos que ainda não foram descobertos.

Parabéns a todos os músicos que como Coutto Orchestra, Dj Tudo, Metá Metá, Cabruera, André Abujamra e muitos outros, conseguem enxergar além dos horizontes, sem medo, derrubando fronteiras culturais.

Paz!

Mauro Lussi
Coordenador de programação musical e DJ da Rádio UFSCar

A seguir, a lista de músicas que você escuta de segunda a sexta, às 9h45, na Rádio UFSCar.

segunda-feira
1. Ladeira
2. Corre
terça-feira
3. Forbelle
4. Cordelia
quarta-feira
5. Juanita
6. Flor
quinta-feira
7. Routine
8. Loretta e Boutique
sexta-feira
9. Quadrinharia
10. Dorival Caymmi

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA