½ Dúzia de 3 ou 4 – O fim está próspero

Escrito por em 18/02/2013

21/12/2012 chegou e passou, e o mundo não acabou como estava previsto. Comentários aliviados (ou  frustrados), memes e piadinhas nas redes sociais foi o que não faltou. E teve até trilha sonora. Essa foi garantida pela banda ½ Dúzia de 3 ou 4. O álbum O fim está próspero, trilha sonora (oficial) do fim do mundo, é uma singela e divertida homenagem ao apocalipse maia que não presenciamos.

O projeto começou em abril de 2010, a cada dois meses uma música nova era lançada, acompanhada de videoclipe e disponibilizada para download, completando assim as 11 faixas em dezembro de 2011 (e uma faixa bônus lançada em outubro do ano passado). Um projetinho audacioso, alguns diriam. O fim do mundo dos maias também era, mas não deu certo. A trilha sonora oficial sim, ainda bem. As músicas foram ao poucos incorporadas aos shows da banda e no final de 2012 o álbum foi oficialmente lançado.

A trilha sonora do fim do mundo é o segundo álbum do grupo composto por dez excelentes músicos. O primeiro CD deu o ar da graça em 2009 e chamou-se Tudo Se Torna. A banda manteve o estilo de sua estreia, músicas que exploram os ritmos tradicionais do Brasil, combinadas com letras bem humoradas e ao mesmo tempo poéticas, à lá Luís Fernando Veríssimo, que ironizam o estilo de vida contemporâneo.

Vou explicar melhor.

Já na primeira faixa do álbum, “Classificados”, temos uma parceria com Tom Zé, pra ninguém botar defeito e dizer que a banda não tem cacife. A melodia? Um sambinha melancólico, um “Augusta, Angélica e Consolação” com tonalidades de jazz e um trabalho vocal maravilhoso que se repete ao longo do álbum. A letra? Um anúncio de classificados vendendo o planeta Terra.

“Problemas de Eleição?” começa com o trecho da ópera O Guarani conhecido como abertura do antigo programa de rádio, A Voz do Brasil. A faixa é uma grande propaganda eleitoral, cheia de promessas absurdas (como reforma agrária no Farmville), candidatos suspeitos e partidos mais suspeitos ainda (como o PPQTM – Partido do Pior Que Tá Melhora), tipo de coisa que todo brasileiro não aguenta mais ouvir. Mas a versão do ½ Dúzia de 3 ou 4 consegue transformar o que é irritante em poesia.

A faixa chamada “Pesinho na Consciência (Pezinho no Saco da Mãe Natureza)” é uma espécie de sertanejo com referências ao Pink Floyd e os Titãs. Sim, sertanejo, rock e ainda por cima politizado e engraçadíssimo, pois a letra ironiza o drama típico da classe média que se sente culpada por não agir com consciência ambiental, mas ao mesmo tempo não abre mão dos privilégios do estilo de vida capitalista e ainda sonha em subir na vida. Se identificou, né?!

O Carnaval não podia ficar de fora, por isso a banda fez o “Samba desenredo para o fim dos tempos”. Um samba digno de qualquer Portela, louvando as maravilhas do mundo que estão por acabar, desde os Alpes ao Senado Federal, passando pelo caldo de cana com pastel.

A nona faixa da trilha sonora do fim do mundo, “Ne Cutuque Pas” é, na minha opinião, a pérola do álbum. Um sedutor jazz sobre as nada sedutoras relações virtuais das redes sociais as quais nos acostumamos tanto. Orkuticídio, emotes e nicknames são termos informais, não muito poéticos, mas nessa música criam uma melodia “tecnológica” que combinada com o ritmo clássico e elegante do jazz torna-se um casamento perfeito entre seriedade e humor, tradicional e moderno, casamento tal presente desde a primeira a última faixa do álbum. Aqui vale à pena falar sobre o encarte do CD, pois a letra dessa música foi toda impressa de forma a copiar fontes e estilos comuns da internet, com o uso de emotes e brincando com caracteres. No fim da faixa ainda desfrutamos de uma versão de Romeu e Julieta na era digital. Impagável!

½ Dúzia de 3 ou 4 não deixa barato para ninguém.O fim está próspero ainda conta com faixas sobre o aquecimento global, as mentiras que nós contamos para manter as aparências, o petróleo, o planeta Nibiru e o gerundismo. As referências ao longo das letras são tantas que é impossível citar tudo. E tudo isso explorando o melhor da música brasileira, com complexos arranjos vocais e melodias virtuosas. O fim do mundo não podia ter trilha sonora melhor. ½ Dúzia de 3 ou 4 merece mais que um like no Facebook.

Diana Ragnole
Estagiária em Programação Musical na Rádio UFSCar

A seguir, a lista de músicas que você escuta de segunda a sexta às 9h45, na Rádio UFSCar.

segunda-feira
1 – Classificados
2 – Esquecimento global
terça-feira
3 – De novo, Christina?
4 – Problemas de eleição?
quarta-feira
5 – Pesinho na consciência (Pezinho no Saco da Mãe Natureza)
6 – Samba desenredo para o fim dos tempos
quinta-feira
7 – O Ser humano é muito bobo!
8 – Na reserva
9 – Ne cutuque pas
sexta-feira
10 – Nibiru geral
11 – 365 Bons motivos pro mundo acabar
12 – Não vou estar podendo

Revisão: Sheila Castro

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA