White Denim – Corsicana Lemonade

Escrito por em 16/12/2013

Desde a gênese da banda em 2006 que o White Denim não passa um ano sequer sem lançar algum EP. Aparentemente, essa atividade toda jogou a favor do grupo, que ao invés de desgastar uma fórmula boa, vem se reinventando a cada álbum. É por isso que agora, em 2013, com o lançamento de Corsicana Lemonade, podemos dizer que os jovens do White Denim atingiram seu auge.

No disco novo, os texanos deixaram de lado a agressividade garageira de seus primeiros discos para focar num caminho mais suingado, mas sem esquecer suas raízes no blues rock. O soul, a psicodelia, o progressivo e o blues convergem aqui numa mistura divertida, em músicas que não tem medo de alterar dinâmicas a cada verso. Corsicana Lemonade é um disco descompromissado e por isso consegue se safar com estruturas musicais tão complexas. A faixa título exemplifica bem o que foi descrito neste parágrafo. Um groove pulsante, acompanhado de fraseados de guitarra abafados e um ritmo sincopado de bateria, criam a ambiência perfeita para acompanhar os vocais sussurrados do vocalista James Petralli. Uma jóia deliciosa de se ouvir.

Aliás, a voz de Petralli é algo a ser notado. Embora seu jeito de cantar lembre na maior parte do tempo Dan Aerbach sua voz também consegue atingir entonações de Jack White em seus momentos mais country, como em “Let It Feel Good”. A comparação com o Black Keys e o White Stripes não fica apenas no âmbito da voz, tem muito dessas duas bandas nas veias do White Denim, e isso se faz notar diversas vezes ao longo do disco. Mas essas não são as únicas influências da banda, misturado a esses ícones dá pra perceber alguns toques de Beatles, Dire Straits, e também de Wilco, principalmente no que diz respeito à mistura do country com o blues rock promovida em diversas faixas do disco.

No fim das contas, Corsicana Lemonade tem um pouco de tudo. Quer seja virtuosismo ou crudeza, blues ou country, refrões cativantes ou passagens psicodélicas, solos ou riffs, suingue ou peso; provavelmente você vai achar algo que curte no disco, e daí é só mais um passo pra se render à energia abrasante do White Denim.

Henrique Gentil Marcusso
Bolsista em Programação musical na Rádio UFSCar

A seguir, a lista de músicas que você escuta de segunda a sexta às 15h45, na Rádio UFSCar.

segunda-feira
01 – At Night In Dreams
02 – Corsicana Lemonade
terça-feira
03 – Limited by Stature
04 – New Blue Feeling
quarta-feira
05 – Come Back
06 – Distant Relative Salute
quinta-feira
07 – Let It Feel Good (My Eagles)
08 – Pretty Green
sexta-feira
09 – Cheer Up / Blues Ending
10 – A Place to Start

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA