We Are Only Riders – The Jeffrey Lee Pierce Sessions Project

Escrito por em 27/01/2010

“We Are Only Riders” não é uma simples coletânea comemorativa de vários artistas que se reúnem para gravar covers do artista que é o objeto da celebração. É sim o resultado do trabalho de um grupo de artistas, amigos e colegas que se encontraram para acabar alguns dos trabalhos deixados pela metade por Jeffrey Lee Pierce, fundador de uma das bandas mais cultuadas dos anos 80, “The Gun Club”.

Jeffrey Lee Pierce faleceu em 1996, deixando um marco na história da música americana. Ele era um cowboy com atitude punk que recuperou a tradição musical norte-americana (Blues, Country…) e a vestiu com uma roupagem nova, polêmica e provocadora.

O responsável por este projeto é o colega de banda e amigo Tony Cmelik, guitarrista, conhecido como Cypress Grove, que encontrou por acaso uma fita cassete na qual Jeffrey tinha gravado algumas ideias que deveriam se tornar músicas. A maiorias das músicas estavam incompletas e a qualidade da gravação péssima, o que as tornava um material que não podia ser publicado. A ideia genial que Cypress Grove teve foi de contatar artistas e amigos para finalizar o trabalho que, infelizmente, Jeffrey havia deixado incompleto.
Responderam à chamada nomes de ponta da cena rock internacional que ao longo dos anos trabalharam com Jeffrey ou que eram simples admiradores da sua obra.

Nick Cave, Mark Lanegan, Isobel Cambell, Lydia Lunch, Mick Harvey, Debbie Harry, dentre outros, estão presentes neste disco. “We Are Only Riders” é muito mais que um simples tributo ao poeta maldito que tem o mérito de ter resgatado e reinventado as tradições musicais de uma América reacionária e sem personalidade. Não tenho dúvidas de que este disco é para ser ouvido várias vezes e para deixar que nos leve àquele imaginário no qual os punks usam botas de cowboy!

Paz!

Mauro Lussi
Programador musical e DJ da Rádio UFSCar

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA