Warpaint – Warpaint

Escrito por em 17/03/2014

Poucos trabalhos significam tanto para um gênero quanto o Warpaint para o dream pop. Mais que ser meramente uma derivação do gênero, o segundo disco do quarteto feminino californiano repensa todo o universo do termo, estabelecendo relações que parecem até óbvias com outras vertentes musicais, mas que nunca haviam sido exploradas antes.

De fato, o disco é tão repleto de influências que fica difícil de rotular. Por exemplo, o primeiro single do álbum, “Love Is To Die”, poderia ser uma balada indie qualquer, mas foi executada com guitarras do shoegaze e do post rock, e  os arranjos vocais do dream pop se afastam de sua referência principal. Essa facilidade para caminhar entre tantas vertentes sem se deixar definir por uma ou outra é comparável ao ótimo Maxinquaye, disco seminal de Tricky, que praticamente definiu o trip hop, outra vertente explorada pela banda durante o disco.

Warpaint se move lentamente e toma seu tempo para criar verdadeiras pinturas sonoras, abusando da reverberação e das intrincadas melodias vocais para criar uma aura etérea e abrasiva que se estende por todo o álbum. Assim, o disco flui com facilidade, guiando o ouvinte por suas diversas texturas e sensações.

warpaint2013

O instrumental é usado como ferramenta para criar as paisagens oníricas, mas sempre trabalha a favor do vocal, essa dinâmica, aliás, é a base para algumas das melhores músicas do disco, como “Hi”, “Biggy” e “Feeling Right”. Tal abordagem é reforçada pelas letras que têm caráter mais figurativo que narrativo. Não parece ser uma preocupação da banda contar histórias, mas sim despertar sensações, o que faz de forma brilhante.

Coeso e surpreendentemente maduro, Warpaint é uma das primeiras boas surpresas de 2014. Um disco essencial que apela para uma boa gama de subgêneros.

É bem provável que alguma coisa sobre Warpaint vá te agradar.

Henrique Gentil

Bolsista em  Programação musical.

A seguir, a lista de músicas que você escuta de segunda a sexta, às 15h45 na Rádio UFSCar.

segunda-feira

1. Intro

2. Keep It Healthy

3. Love Is To Die

terça-feira

4. Hi

5. Biggy

quarta-feira

6. Teese

7. Disco//Very

quinta-feira

8.Go In

9. Feeling Right

sexta-feira

10. CC

11. Drive

12. Son

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA