Vampire Weekend – Contra

Escrito por em 13/12/2010

238gAntecipado por dois singles, ‘Cousin” do dia 19 de Novembro 2009 e “Horchata” lançado algumas semanas atrás, os Vampire Weekend estréiam nessa semana o segundo CD de musicas originais.

A banda se formou em 2006 na cidade de Nova York quando quatro recém graduados da Columbia University, liderados pelo guitarrista e vocalista Ezra Koenig, apaixonados pela riqueza rítmica do afro pop e, com uma bagagem de indie rock e New Wave se juntaram.

O primeiro trabalho foi lançado somente dois anos depois em 2008. Embora a qualidade técnica do disco de estréia não fosse das melhores, eles conseguiram um bom retorno de publico e da critica especializada, e o terceiro single extraído do disco,”Cape Cod Kwassa Kwassa” foi o 67º colocado na lista de 100 melhores musicas do ano da revista Rolling Stones.

Mas, voltando ao último disco intitulado “Contra” da para perceber logo que a banda cresceu, as referências são as mesma que inspiraram o primeiro CD mas as sonoridades foram incrementadas com influencias mais Reggae e Ska deixando o produto final mais encorpado e maduro.

O título “Contra”, antítese do título do álbum triplo “Sandinista” lançado pela banda The Clash em 1980 (os Contras eram as força que se oponham à o Frente de Liberação Nacional Sandinista, nas décadas de 70 e 80 na Nicarágua), não tem nada a ver com a questões politicas mas é uma referencia/homenagem ao disco da banda inglesa na qual se misturavam vários gêneros musicais. Encontramos até uma citação do Clash, na musica “I Think Ur a Contra” onde rimam rock’n’roll com “Complete Control” velho hit da banda inglesa.

Às vezes, ouvindo o disco parece o Paul Simon no periodo “Graceland” quando explorava as sonoridades africana, e em outros momentos se parece com a mais ingenua e simples New Wave dos anos 80. Mas a coisa importante é que estamos perante uma banda que esta trazendo uma nova idéia de música, e que com apenas dois discos conseguiu se destacar no panorama musical atual, que é sim cheio de coisas boas mas também de muito lixo.

“Contra” pode ser ouvido em streaming no site da banda www.vampireweekend.com onde você também pode baixar o single “Horchata” gratuitamente.

Paz!
Mauro Lussi
Programador musical e DJ da
Radio UFSCar

Disco da semana 12 de janeiro de 2010

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA