TV ON THE RADIO – SEEDS

Escrito por em 15/12/2014

Conheci o TV On The Radio há três anos. Quase quatro, na verdade. Foi com o lançamento de Nine Types Of Light, quarto LP do grupo, em abril de 2011, que “entendi” e passei a acompanhar a banda de perto. Em 2012, quando passaram pelo Brasil no festival Lollapalooza, fiquei boquiaberto com a qualidade da apresentação ao vivo, e posso dizer que desde então estive ansioso pelo quinto adendo à sua sucinta discografia. O fato de Seeds ter demorado tanto pra chegar não ajudou muito.

Mas agora o disco tá aqui. Verdade seja dita, a banda tem seus motivos para ter demorado tanto na produção do novo álbum. A morte do baixista Gerard Smith, logo após o lançamento de Nine Types Of Light, certamente baqueou o grupo – esse tipo de coisa muda as pessoas. Esses três anos também viram a carreira de David Sitek (guitarrista) como produtor aflorar: o cara tornou-se um dos profissionais mais badalados da área, trabalhando com nomes como Santigold, CSS, Yeah Yeah Yeahs e Beady Eye, sempre arrancando elogios pelo seu excelente trabalho.

Dito isso, a espera pelo lançamento de Seeds está mais que justificada. Um disco que não deixa nada a desejar ao resto da discografia do TV On The Radio, sempre sinônimo de renovação e relevância musical no meio da cena do rock alternativo, o quinto lançamento do grupo assegura que os músicos conseguiram superar as dificuldades que enfrentaram durante esses três anos de incubadora. O álbum começa na mesma onda de Nine Types Of Light com três canções que lembram muito seu antecessor: “Quartz”, “Careful You” e Could You” são versões menos R&B da sonoridade típica da banda, com uma ênfase bem grande na influência que Peter Gabriel sempre exerceu no grupo (mesmo que, por muito tempo, de forma mais discreta), sobretudo a faixa de abertura, cuja voz de Tude Adebimpe remete muito à do cantor inglês. Mas após o riff setentista constante de “Could You” as coisas começam a mudar. “Happy Idiot” entra numa onda New Order, com ritmo acelerado e uma pegada pulsante de guitarra e baixo. “Test Pilot” contrasta a frieza tecnológica de seus beats programados com a melodia “corta-coração” de Adebimpe, enquanto “Ride” introduz um acompanhamento em piano climático que deixa sua atmosfera bastante densa. Longe do ritmo frenético de Nine Types Of Light, que bebia bastante da fonte dos Talking Heads e de David Byrne, “Seeds” é um disco mais calmo, ainda dançante, porém com uma ênfase maior nas melodias vocais, numa tentativa bem sucedida de soar pop, sem largar a inventividade que sempre veio associada ao nome TV On The Radio.

Talvez o maior exemplo disso seja “Right Now”, que conta com um refrão pegajoso e arranjos vocais bem trabalhados, feita sob medida para tocar nas rádios. Por um momento, o disco parece perder força por concentrar muitas baladas em seu meio, mas então temos “Winter” e “Lazerray”, com seus arranjos sujos, que destoam de como o resto do álbum vinha sendo levado, mas fornecem o fôlego necessário para finalizar o disco. A descarga de adrenalina fornecida na forma de guitarras altamente distorcidas emenda em “Trouble” e “Seeds”, que podem definir a nova sonoridade do TV On The Radio: um contraste entre as paisagens sonoras criadas por David Sitek como produtor, adaptando o trabalho das bandas com quem trabalhou para a sonoridade do grupo, e as referências oitentistas que Tude Adebimpe e Kyp Malone trazem à mesa.

Surpreendentemente, esses dois extremos criativos não entram em conflito, e Seeds termina vitorioso, mantendo a coesão e o sentimento de suas composições, num dos lançamentos mais fortes que o gênero viu durante o ano.

 

Henrique Gentil

Bolsista em programação musical da Rádio UFSCar

A seguir, a lista de músicas que você escuta de segunda a sexta, às 15h45, na Rádio UFSCar

 

segunda-feira

  1. Quartz
  2. Careful You

terça-feira

  1. Could You
  2. Happy Idiot
  3. Test Pilot

quarta-feira

  1. Love Stained
  2. Ride

quinta-feira

  1. Right Now
  2. Winter
  3. Lazerray

sexta-feira

  1. Trouble

12. Seeds


Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA