The Dreadnoughts – Polka’s Not Dead

Escrito por em 22/11/2010

ÍndiceParafraseando o título de um dos discos que marcaram a história do Punk Rock, “Punk’s not Dead”, da banda “Exploided”, os canadenses The Dreadnoughts lançam o terceiro trabalho da carreira: “Polka’s not Dead”.

Seguindo o caminho aberto por ilustres predecessores como os compatriotas “The Real McKenzies” e a lendária banda irlandesa “The Pogues”, os seis moços de Vancouver fazem um mistura peculiar de Folk ou melhor de Polka, com atitude Punk. Dois estilos que, à primeira vista, podem parecer muito diferentes, mas que, na verdade, têm muita coisa em comum.

A Polka é um estilo musical e de dança de compasso binário (2/4), muito rápido, que surgiu no começo do século XIX, na região austríaca chamada Boêmia e que se espalhou pela Europa inteira e chegou até as Américas; enquanto o Punk é uma vertente mais irreverente do Rock clássico, que teve o seu ápice no final dos anos 70, graças à grande sacada do produtor inglês Malcolm McLaren que inventou os Sex Pistols, baseando-se no rock underground americano.

O ritmo embriagado da Polka se casa muito bem com as batidas aceleradas do Punk, dando vida a um híbrido musical enérgico e divertido no qual as barulhentas guitarras distorcidas se encaixam entre um solo de sanfona e um de violino.

O disco abre com “Cider Road”, uma pancada Punk de deixar sem fôlego; na sequência, “Polka Never Die” reafirma o conceito que dá título ao álbum e também nos mostra uma banda, do ponto de vista técnico, muito preparada e capaz de arranjos refinados sem perder a espontaneidade caraterística do Punk.

Além da Polka, neste disco podemos ouvir outras influências folclóricas europeias, como a da música Celta, Cigana e até a Valsa. Vale a pena destacar a música “Poutine”, uma homenagem insana (musicalmente falando) ao prato típico do Quebec, cantada uma parte em Francês.

“Polka’s not Dead” é um disco simples, divertido, energético, muito bem tocado e que nos deixa com vontade de assistir a um show da banda, pois, sem dúvida, deve ser uma experiência inesquecível regada a cerveja e suor.

Paz!

Mauro Lussi
Programador musical e DJ da Radio UFSCar

A seguir, a lista das músicas que você ouve de segunda a sexta-feira, às 16h00, na Rádio UFSCar:

Segunda-feira
1.Cider Road
2.Polka Never Dies
3.Gintlemen’s Club

Terça-feira
4.Randy Dandy-Oh
5.Goblin Humppa
6.Poutine

Quarta-feira
7.Turbo Island
8.Black Sea Gale

Quinta-feira
9.Clavdia’s Waltz
10.Paulina
11.West Country Man

Sexta-feira
12.Sleep Is For The Weak
13.Za Smierc Przyjaciela

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA