The Dø – Both Ways Open Jaws

Escrito por em 21/03/2011

the-do-album“Both Ways Open Jaws” segundo capítulo musical da dupla franco-finlandesa, The Dø, formada pela cantora Olivia Bouyssou-Merilahti e o multi-instrumentista Dan Levy, continua o caminho aberto em 2008, com o disco de estreia intitulado “A Mouthful”, que não deixava dúvida: uma pequena, mas resplandecente joia começava brilhar num universo cheio de anônimas e cinzentas bandas em busca de um som novo e original.

Uma elegante fusão de sonoridade que vai do Folk à música Eletrônica deslizando no experimentalismo, sem deixar a batida Pop constante que caracteriza os 56 minutos do disco, onde se destaca a limpa e cristalina voz da Olivia que, como um anti-depressivo, é capaz de estimular um fluxo de serotonina extra nos nossos cérebros. Uma voz que, em alguns momentos, lembra os “Sugarcubes” de uma Bjork ainda na fase embrional, como na faixa de abertura, “Dust It Off”; enquanto o peculiar estilo vocal da cantora anglo-cingalesa M.I.A. parece aparecer no primeiro single, “Slippery Slope”.

Do outro lado, temos a criativa mente de Dan Levy que, como uma esponja, absorve todos os sons ao seu redor e nos devolve, depois de filtradas as impurezas, deixando-os limpos, mas não assépticos. Na faixa “Too Insistent”, ecos de um Pop minimalista anos 80 se misturam com sopros e violinos; na sequência “Bohemian Dances”, uma balada Folk se mistura com pulsações eletrônicas sem nenhum atrito. Outra constante do disco são as percussões, às vezes marcadamente tribais, e à vezes apenas acenadas em perfeito equilíbrio com os outros instrumentos.

Um dos pontos altos do disco é a noturna e reflexiva “Moon Mermaids” na qual a melancólica voz de Olivia se destaca mais do que em qualquer outro episódio do CD, com direito a um fundo com grilos e barulhinhos ecologicamente corretos.

Fechando o álbum, a faixa talvez mais experimental, “No Clue”, construída em cima de uma sólida base rítmica que serve de plano de fundo para as improvisações pseudo-jazz de um egocêntrico saxofone enlouquecido.

“Both Ways Open Jaws” é um disco para ser descoberto e entendido devagar tantos são os detalhes que o compõe deixando-o como uma pérola da música independente contemporânea.

Paz!
Mauro Lussi
DJ e Programador musical da
Rádio UFSCar

A seguir, a lista das músicas que você ouve de segunda a sexta-feira, às 16h00, na Rádio UFSCar:

Segunda-feira
1. Dust It Off
2. Gonna Be Sick!
3. The Wicked & The Blind

Terça-feira
4. Too Insistent
5. Bohemian Dances
6. Smash Them All (Night Visitors)

Quarta-feira
7. Leo Leo
8. B.W.O.J
9. Slippery Slope

Quinta-feira
10. The Calendar
11. Was It A Dream?
12. Quake, Mountain, Quake

Sexta-feira
13. Moon Mermaids
14. Open C (Bonus)
15. No Clue (Bonus)

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA