Sharon Jones & The Dap-Kings – It’s a Holiday Soul Party

Escrito por em 30/11/2015

Fim de ano tá chegando e a galera já vai entrando no clima de festa. Um hábito que não é muito comum aqui no Brasil, mas muito presente na cultura norteamericana, são os álbuns natalinos. Frank Sinatra, Jackson Five e até o Bad Religion já ousaram lançar um trabalho dedicado ao feriado mais famoso do mundo. Esse ano, a história se repete, e a diva do soul Sharon Jones, com sua banda de apoio, os fabulosos The Dap-Kings, não ficam de fora e lançam o disco It’s a Holiday Soul Party.

Distante de clichês, o novo trabalho da Sharon Jones faz uso de canções tradicionais e traz, também, faixas inéditas para o universo da soul music. Mas não se enganem, esse álbum está longe da mesmice, as canções não são chatas e melancólicas como costumam ser as canções natalinas, ao invés disso, podemos observar, acima de tudo, uma grande obra do soul. It’s a Holiday Soul Party, é dominado pelo espírito natalino que navega tanto em suas origens pagãs quanto em suas diversas variações religiosas, como a faixa que abre o disco “8 Days of Hannukha”. Porém, é inevitável separar o álbum de suas referências soul gospel.

sharon-jones-the-dap-ki

Não obstante, o disco faz questão de não trazer só flores, a segunda faixa “Ain’t No Chimneys In The Projects”, representa muito bem isso, é soul roots. Os metais dão um show, com direito a solo de sax, sem falar da letra que é muito mais uma crítica social a uma canção natalina. Projects, existem no brasil, mas não com esse nome, são grupos de prédios velhos e sujos, uma espécie de condomínios que existem nas periferias. Eles são construídos na maioria das vezes para os mendigos e pobres, mas em grande parte, acabam sendo dominados por traficantes, prostitutas, cafetões e criminosos. A música faz uma crítica a essa realidade ao questionar “Mamãe, como o Papai Noel vai entrar, se não possuímos chaminés nos projects?” A faixa faz um questionamento que a própria Sharon Jones fez durante sua infância em que viveu nos projects.

Veja bem, temos celebração para todas as religiões, temos celebração para os pagãos, temos crítica social e temos, por fim, o elemento fundamental para a construção de tudo isso, o groove. Não podemos separar o soul, o funk, o blues e o R&B dessa obra. Diante de todos os questionamentos, alegrias e melancolias natalinas, nós temos a voz explosiva de Sharon Jones e todo o suingue e peso de The Dap-Kings. É lindo ver clássicos do natal sobre arranjos dos metais, como a última faixa do disco “God Rest Ye Merry Gents”, é lindo o peso do blues na faixa “Silent Night” e é lindo ver a profundidade do soul em “World of Love”.  It’s a Holiday Soul Party, é muito mais que um disco de natal, ele é mais uma pedrada do soul, com faixas que ardem o coração a faixas que animam a sua festa. Esqueça noite feliz e dingle bells, nesse feriado, escute Sharon Jones & The Dap-Kings e aguarde o sorriso que esta pérola musical vai te trazer.


Hugo Safatle, estagiário em programação musical na Rádio UFSCar

A seguir, a lista de faixas que você escuta de segunda a sexta, às 15h30. Você também pode ouvir o álbum na íntegra no sábado, às 15h, aqui na 95,3 FM, escute diferente!

 

Segunda-feira

1 – 8 Days Of Hannukah

2 – Ain’t No Chimneys In The Projects

Terça-feira

3 – White Christmas

4 – Just Another Christmas Song

Quarta-feira

5 – Silent Night

6 – Big Bulbs

Quinta-feira

7 – Please Come Home For Christmas

8 – Funky Little Drummer Boy

Sexta-feira

9 – Silver Bells

10 – World Of Love

11 – God Rest Ye Merry Gents

 

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA