Rupa & the April Fishes – Build

Escrito por em 18/02/2013

Este é o terceiro disco da cantora e compositora, Rupa Marya com a banda The April Fishes. Nascida e radicada em San Francisco, filha de indianos, Rupa pode se definir como uma free-styler da música global, cantando em vários idiomas e tendo como referência a música folk de inúmeros cantos do mundo. O quinteto Rupa and The April Fishes vem desde 2006, no início como uma dupla, misturando sons, batidas, atmosferas do mundo afora de um jeito peculiar e inovador.

São composições simples e cativantes que trazem sonoridades bem definidas como world music no universo pop.

Influenciada por estilos e gêneros que vão desde a Chanson francesa a música cigana, do reggae aos ritmos latinos, dos grooves afros até a cantigas árabes, a bela voz de Rupa surfa numa babilônia linguística composta pelos mais diversos idiomas: Hindi, espanhol, francês, a língua Roma dos ciganos europeus e até Tsotsil, antiga língua Maya falada no estado mexicano do Chiapas.

Se nos dois álbuns antecedentes a música era um passeio pelo mundo tentando entender quais são as linguagens que nos unem, em Build o foco do quinteto foi o momento que estamos vivendo, no qual temos um índice particularmente elevado de agitação global e consequentes mudanças.

Assim, encontramos uma versão de um clássico do Combat Rock “Guns of Brixton” dos precursores,The Clash, que podemos imaginar citados também na música que encerra o disco Electric Gumbo Radio (This is Radio Clash), com samplers dos rumores das praças que se tornaram símbolos das lutas dos povos: Egipto, Grécia…

Em “¡Cochabamba!” a banda se  lembra daquelas que foram chamadas de Water Wars,  das quais, em 2000 surgiu o movimento contra a privatização da água na cidade boliviana que dá o título à música. As outras faixas que compõe o álbum continuam enfatizando situações que infelizmente não ganham as manchetes da mídia tradicional, mas temos também momentos dedicados à reflexão mais íntima dos  protagonistas deste triste cenário, como na faixa título que abre o disco “If we lost everything, I wouldn’t worry. Because I know how to build.”

Build é um disco cheio de consciência social, mas também de músicas muito inspiradas, frutos de uma pesquisa pan-cultural extensa e com aquele apelo pop necessário para chegar aos ouvidos de todo mundo.
Mais uma vez outra música e outro mundo são possíveis!!!

Paz!

Mauro Lussi
Coordenador de programação musical e DJ da
Radio UFSCar

segunda-feira
1. Build
2. Weeds
3. Sur la route
terça-feira
4. No Olvidado
5. Guns of Brixton
quarta-feira
6. Inheritance
7. Like I Do
8. Gone
quinta-feira
9. Metamorphosis
10. Firewater
sexta-feira
11. ¡Cochabamba!
12. Electric Gumbo RadioRupa & the April Fishes – Build

Revisão: Sheila Castro

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA