Run The Jewels – Meow The Jewels

Escrito por em 19/10/2015

Que gatos são os animais preferidos dos internautas não é novidade, talvez por serem tão enigmáticos. Eles estão entre os humanos há mais de 12 mil anos e muito de seu comportamento ainda é novidade para todos nós. Mas uma coisa é certa, eles são amados no mundo inteiro e cada dia que passa, novas fotos, vídeos e memes de gatos são lançados na rede. Mas o que podemos dizer de músicas com gatos? Pois é, não muito. Mas o duo novaiorquino Run The Jewels, formado por El-P e Killer Mike, ultrapassou essa barreira e lançou esse ano seu terceiro álbum, nada mais, nada menos, que um remix do álbum de 2014 Run The Jewels 2. O que esse remix tem de especial é que ele foi feito totalmente a partir de sons de gatos: miados, ronronadas, arranhões e muito mais.

Tudo começou com uma brincadeira na internet. Sabendo da tão cultuada cultura felina no espaço cibernético, a dupla decidiu fazer uma brincadeira lançando a campanha, via financiamento coletivo, para fazer um álbum contendo apenas sons de gatos. A brincadeira parecia ser algo como aquelas campanhas que tiveram no kickstarter ano passado, com pessoas pedindo dinheiro para fazer um purê de batatas, torta de frango e coisas do tipo. Porém, o público levou a brincadeira muito a sério. A dupla arrecadou 66 mil para a realização do disco, dos 40 mil que tinham colocado como meta. Com 26 mil dólares a mais no bolso, eles não tiveram opção a não ser lançar o disco.  Meow The Jewels é o nome dessa pérola, produzida por Prince Paul e Dan Automator, dos grupos Portishead e Massive Attack, além dos mestres do rap Just Blase e The Alchemist. Com um elenco desses, o trabalho acabou ficando sério e o que começou como uma zueira da internet acabou virando um trabalho inovador e experimental.

No primeiro momento, imaginamos um disco horrível, com apenas gatos pra lá e pra cá. Mas a verdade é que nunca foi feito um trabalho tão elaborado com gatos. O remix é perfeito, o som dos gatos modulados e modificados constroem uma batida brutal, ora melodioso, ora maciço, como trap music. Em muitos momentos, o ouvinte pode se questionar se aquilo realmente é um gato ou se é uma batida. A verdade é que foram selecionados milhões de samples com gatos e todos os ruídos que eles podem gerar. Com isso, a dupla teve um leque imenso de opções, que na mão de músicos experientes virou um arsenal de beats furiosos, que caiu como uma luva para a rima de El-P e Killer Mike.

A faixa que abre o disco “Meowpurrdy”, remix de Jeopardy,  é mais tenebrosa que sua versão original. A canção já começa com o miado hipnótico de gatos seguido de uma batida sombria de tão grave. A rima é acelerada e furiosa. Acreditem, essa faixa é o cartão de entrada. Não é todo dia que você vê miados de gatos como plano de fundo pra uma dupla de gangsta rap. Aliás, o nosso querido Snoop Dogg (que por sinal faz uma participação nesta faixa) é o rapper que mais utilizou animais domésticos em suas músicas, principalmente cachorros bravos pra pagar de durão. Mas gatos, eu admito que nunca tinha visto antes.

O  disco segue na mesma pegada do pancadão e gatinhos. “Oh My Darling Don’t Meow”, segunda faixa do disco, traz uma chuva de gatos dentro da balada. Já a sexta faixa “Lie, Cheat, Meow” já vem com um clima chapado em que os miados dos gatos se repetem como um mantra.  Em “Creown” décima faixa do álbum, a orquestra dos gatos entram em ação, e uma melodia sossegada, até um pouco infantil,  marcada por gritos e gemidos dos felinos, enquanto a dupla lança rima atrás de rima. No final das contas, Meow The Jewels é um álbum divertido, um remix que nasceu do apoio dos fãs exclusivamente para os fãs. Se você gosta de rap e de gatos não tem segredo, a diversão é garantida.

Hugo Safatle

Estagiário em Programação Musical na Rádio UFSCar

A seguir, a lista de músicas que você escuta de segunda a sexta, às 15h30. E no sábado você confere o disco na íntegra, a partir das 15h, aqui na Rádio UFSCar 95,3 FM, escute diferente!

Segunda-feira

     1 . Meowpurrdy

    2. Oh My Darling Don’t Meow

Terça-feira

  1. Pawfluffer Night
  2. Close Your Eyes And Meow To Fluff

Quarta-feira

  1. All Meow Life
  2. Lie, Cheat, Meow

Quinta-feira

  1. Meowrly
  2. Paw Due Respect

Sexta-feira

  1. Snug Again
  2. Creown
  3. Angelsnuggler
Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA