Quantic Presenta Flowering Inferno – Dog With A Rope (2010 – Tru-Toughts)

Escrito por em 19/07/2010

quantic

Dog With A Rope (2010 – Tru-Toughts) é o segundo disco do projeto Quantic Presenta Flowering Inferno, voltado para referencias musicais jamaicanas e latinas. Em uma primeira ouvida, parece um disco de reggae tradicional, mas rapidamente a musicalidade de Dog With A Rope chama a atenção, outras referencias  surgem em meio as batidas jamaicanas: ai começamos a perceber os ritmos caribenhos e colombianos dando a roupagem das composições do disco. A fusão entre os elementos jamaicanos, caribenhos e a cumbia colombiana, realizada de maneira certeira, faz parecer como se fossem uma única música, nos mostrando mais uma vez o talento de Quantic.

O inglês Quantic, cujo nome é Will Holland, tem se revelado um prolífico músico, DJ e produtor. Ao lado de seus diversos projetos musicais, como Quantic Soul Orchestra, Quantic and His Combo Bárbaro, Quantic Presenta Flowering Inferno, entre outros, têm trazido sempre ótimos lançamentos desde seu primeiro álbum, lançado em 2001.

Vivendo a cerca de três anos em Cali, na Colômbia, seus últimos trabalhos trazem muitas referencias latinas, a começar pelos músicos, que, assim como em His Combo Bárbaro, em Flowering Inferno têm músicos latino americanos em sua formação.

Em Dog With a Rope, a fusão da cumbia colombiana* e outros ritmos caribenhos com a música jamaicana é profunda e muito bem resolvida. Esse disco nos lembra que, na verdade, estamos falando de culturas musicais vizinhas, muito próximas e que têm muito em comum. A maioria das faixas de Dog With a Rope são instrumentais, mas algumas contam com bons vocais, masculinos e femininos, trazendo letras em espanhol.

Em faixas como Cumbia sobre el mar, No Soy Del Valle e Echate Pa’lla, a percussividade e os metais latinos se sobressaem, enquanto que Dog With a Rope, Portada Del Mar e Te Picó El Yaibí as raízes reggae é que mandam. Temos ainda as versões dub, em que Quantic e suas mixagens nos remetem aos mestres das mesas de som jamaicanas, como Lee Perry, king Tubby e Mad Professor e ainda algumas faixas onde a fusão de ritmos é completa e equilibrada. A faixa Dub Y Guaganco, fecha o disco com chave de ouro, uma potente síntese de todas as referências persentes ao longo de Dog With A Rope.

Dog with a Rope é mais um trabalho autoral de Quantic, disco cuja originalidade não está na criação de um novo gênero musical, mas na fusão de musicalidades que tem décadas de existência, alcançando um resultado único e muito bem vindo ao cenário contemporâneo.

Conheça os projetos de Quantic: http://www.quantic.org

• * Uma boa mostra da cumbia e suas vertentes pode ser ouvida no disco:

The Afrosound of Colombia, Vol. 1 (Vampi soul – 2010)

Lucas Tavares Ferreira
Caixa-Preta DJ
Programador da Rádio UFSCAR

Você escuta as faixas do Disco da Semana Internacional de segunda à sexta às 17 h oras pelos 95,3 FM da Rádio UFSCar e, é claro, pelo nosso streaming ao vivo

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA