Peter Gabriel – Scratch my back

Escrito por em 01/02/2010

Lançado na semana passada pela Virgin/EM, Scratch my back é o mais recente trabalho do genial Peter Gabriel. Líder do Genesis nas décadas de 1960 e 1970, excêntrico e poliédrico solista nos anos 1980 e 1990, Peter Gabriel é um daqueles personagens que, se não existisse, precisaríamos inventá-lo.

Peter foi uns dos primeiros a ver a potencialidade da World Music, antes dela se tornar moda; a ele devemos, também, a descoberta de muitos artistas como, por exemplo, a do cantor e músico senegalês Youssuf n’Dour. E ele é sempre responsável pela criação dos Real World Studios e, consequentemente, do selo Real World Records que contribuiu com a divulgação de artistas de vários países, até então desconhecidos.

Neste começo de 2010, Peter realizou um projeto que estava na gaveta há muitos anos, um álbum de covers, ou melhor, de releituras de músicas que, ao longo dos anos, o inspiraram. O CD, produzido pelo Bob Ezrin – que já trabalhou com ele em seu primeiro álbum, como solista, em 1977 – é um mix de canções antigas e modernas, de clássicos e músicas “cult” rearranjados por voz e orquestra.

Doze músicas, mais ou menos famosas, entres as quais se destacam a conhecidíssima “Heroes”, de David Bowie, na qual a voz acompanhada pelos violinos sobe, desce e desaparece quase inesperadamente. A seguinte, “The Boy In The Bubble”, do Radiohead, é prenha de uma saudosa melancolia que nos arrasta numa viagem onírica. Continuando, uma das músicas menos conhecidas do Talking Heads, extraída daquela obra prima que é “Remain in light” de 1980, “Listening Wind” nos leva em direção da África com um refrão que se parece a uma prece ao vento que leva consigo lembranças e emoções.

Scratch my back é uma bela surpresa, mas, acima de tudo, é um disco de música de primeira qualidade que, ao que parece, terá uma continuação com uma compilação de todos os autores das músicas, que estão presente nesse trabalho, interpretando canções do mestre Peter.

Estamos esperando.

Paz!

Mauro Lussi
Programador musical e DJ da
Radio UFSCar

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA