Nouvelle Vague – Couleurs sur Paris

Escrito por em 27/11/2010

imagesAntes de tudo, você precisa saber que, na verdade, os “Nouvelle Vague” não são uma banda, assim como estamos acostumados a pensar, mas uma ideia que surgiu na cabeça da dupla multi-instrumentista, Marc Collin e Olivier Libaux. Uma ideia, na verdade, bem simples, que começa com um jogo de palavras: Nouvelle Vague, além de ser o nome escolhido para se apresentarem, se refere também ao célebre movimento que revolucionou o cinema francês dos anos 60 e pode ser traduzido para o Inglês como New Wave, que nos remete a outro movimento musical surgido das cinzas do Punk, na Inglaterra dos anos 80 e, emfim, à Bossa Nova, movimento do final da década de 1950, graças ao qual a música brasileira se espalhou pelo mundo afora.

Nos primeiros três discos deste coletivo, as músicas tocadas eram clássicos da década de 80 rearranjados seguindo a estética musical da Bossa Nova. Canções como “Teenage Kicks”, da banda Punk The Undertones, ou “Just Can’t Get Enough”, dos Depeche Mode, e mais “Heart of Glass” dos americanos Blondie – estou citando as primeiras que me vieram à cabeça -, e muitas outras ganharam uma roupagem nova e muito agradável de se ouvir que despertavam lembranças em quem, naquele anos, curtia o gênero e também capturavam a atenção dos mais jovem que não as conheciam.

No quarto trabalho que acabou de ser lançado, houve, do meu ponto de vista, um amadurecimento, começando pelo repertório escolhido, pela participação de novos colaboradores nos vocais e por ter deixado um pouco de lado as referências à Bossa.

O repertório – inteiramente composto por músicas daquela que foi a New Wave francesa, pouco conhecida além das fronteiras do país de origem -, nos desperta uma curiosidade que no terceiro CD foi se apagando. “Malavida”, dos Mano Negra; “Putain Putain” dos belgas TC Matic; e “Amoureux solitaires” da cantora Lió, lolita nos anos 80, são algumas das faixas que compõem a lista de “Couleurs sur Paris”.

Além disso, os novos convidados foram escolhidos entre os nomes mais famosos do panorama musical francófono, como a canadense “Coeur de Pirate”; Helena Noguerra, atriz, cantora e apresentadora de televisão belga de ascendência portuguesa; e Charlie Winston, única exceção com uma música cantada em Inglês.

A última mudança foi no estilo musical que se distancia dos clichês dos primeiros discos para se abrir a nova influências mais próximas às tendências da música acústica contemporânea.

“Couleurs sur Paris” é o disco do qual precisavam para não cair numa repetição, que podia ser divertida e interessante no primeiro disco, só divertida no segundo e banal no terceiro.

Destaque para o primeiro single “Marcia Baila”, de uma banda que foi referência na França dos anos 80, Les Rita Mitsouko”.

Paz!
Mauro Lussi
Programador musical e DJ da

A seguir, a lista das músicas que você ouve durante a semana, às 16h00, na Rádio UFSCar:

1.Voila les anges (featuring Coeur de Pirate)
2.L’aventurier (featuring Helena Noguerra & Louis Ronan Choisy)
3.Week-end a Rome (featuring Vanessa Paradis)

4.Putain Putain (featuring Camille)
5.Marcia Baila (featuring Adrienne Pauly)
6.Anne cherchait l’amour (featuring Julien Dore)
7.Ophelie (featuring Yelle)

8.So Young But So Cold (featuring Charlie Winston)