Morcheeba – Blood Like Lemonade

Escrito por em 05/07/2010

Morcheeba_BLLApós dois anos do lançamento de “Dive Deep”, os Morcheeba estão de volta com o CD “Blood Like Lemonade”. Este último trabalho da banda britânica vê a volta da vocalista Skye Edwards que, desde 2003, não participava dos projetos da dupla de irmãos Paul e Ross Godfrey, fundadores do grupo que estreou em 1996, com o álbum “Who Can You Trust?”

O estilo dos Morcheeba mudou muito ao longo da carreira deles. Em um primeiro momento, a banda se encaixou no estilo chamado de Trip Hop que, naquela época, estava surgindo na Inglaterra, mas já no segundo disco, “Big Calm”, as sonoridades se tornaram mais pop e conseguiram entrar nas paradas das emissoras radiofônicas britânicas com a música “The Sea”.

“Blood Like Lemonade”, eles estão voltando à época do segundo disco, ou melhor, este CD poderia ter sido a continuação ideal para “Big Calm”. As batidas ralentadas, as atmosferas tranquilas quase oníricas e a voz limpa e sedutora de Skye trazem de volta aquela simplicidade aparente que é marca registrada dos Morcheeba.

O primeiro single extraído é “Even Though”, inspirado numa entrevista com uns astronautas que, quando estão no espaço, podem ver a Terra de um outro ponto de vista. E, desse olhar privilegiado, surge a reflexão de como o nosso planeta, que de longe é assim lindo, pode ser palco de guerras sem sentido e de um descuido que, a cada dia, nos deixa num ambiente mais poluído.

A faixa título nos traz de volta sonoridades clássicas dos Morcheeba, onde a inconfundível e bela voz “soul” de Skye nos faz lembrar os melhores momentos da banda, com aquela veia pop-chill característica.

Também encontramos músicas mais voltadas à experimentação sonora, como no caso de “Mandala” enriquecida por um improvável encontro entre um sitar e uma gaita, ou da percussiva, marcial e psicodélica “Beat Of The Drum” que deixa espaço a um solo de guitarra inédito na música do trio.

Talvez, este disco não nos proporcione nada de inovador, nada de original aparece, mas é com prazer que nos traz de volta os melhores momentos desta banda que, apesar dos modismos, consegue ser sempre um ponto de referência no panorama pop atual.

Paz!
Mauro Lussi
Programador musical e DJ da Rádio UFSCar

Você escuta as faixas do Disco da Semana Internacional de segunda à sexta às 17 h oras pelos 95,3 FM da Rádio UFSCar e, é claro, pelo nosso streaming ao vivo

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA