Massive Attack – Heligoland

Escrito por em 24/02/2010

Já se passaram sete anos do “100th Window”, projeto que portava o nome dos Massive Attack,  mas era, na verdade, uma produção de Robert “3D” Del Naja, um dos membros fundadores do criativo e revolucionário conjunto de Bristol.

“Heligoland” é o título do mais recente trabalho da dupla que sobrou da formação atual da banda à qual se atribui o mérito de ter criado, no começo dos anos 90, o estilo – mistura de soul, jazz, ambient, dub e psicodelia com a batida típica do hip hop – chamado de trip hop.

Abre o disco “Pray For Rain”, uma reza eletrônica arrastada pelas percussões  hipnóticas e  com a voz evocativa de Tunde Adebimpe, o vocalista dos TV on the radio, que antecipa o caminho que estamos pegando. Uma trilha metropolitana onde raramente as nuvens deixam o sol aparecer e figuras indistintas se movem, nesse início de milênio confuso, em busca de respostas sobre um futuro que está acontecendo muito rapidamente.

Muitos são os nomes ilustres que comparecem, como de costume,  nos créditos do álbum: Damon Albarn, Hope Sandoval, Martina Topley-Bird, Guy Garvey entre outros que decidiram acompanhar os Massive Attack nessa viagem de volta às cenas internacionais. O resultado é um disco maduro e confirma a banda como uma das melhores e mais inovadoras dos últimos vinte anos junto aos Radiohead e Bjork.

Os Massive Attack estão de volta e é para ficar!

Uma curiosidade a respeito do título, Helgoland (em inglês Heligoland) é um pequeno arquipélago situado ao norte da Alemanha onde se encontra a cidade fictícia de Azkaban, – que os leitores da saga de Harry Potter devem bem conhecer,- lugar onde são detidos os bruxos que violaram as leis da comunidade mágica. A cidade é vigiada por sugadores de almas que se nutrem da felicidade dos condenados levando-os à loucura e ao desespero.

Paz!
Mauro Lussi
Programador musical e DJ da
Radio UFSCar

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA