Major Lazer – Free The Universe

Escrito por em 08/07/2013

Depois do debuto em 2009 com o álbum Guns don’t kill people….lazers do, o qual passou por um processo de criação semelhante a de uma criança que brinca com os tijolinhos do Lego criando novas e improváveis estruturas. A dupla Diplo e Switch lança seu o novo trabalho, mas desta vez a brincadeira se tornou mais elaborada, novas peças multicoloridas foram criadas e novos formatos apareceram, deixando o trabalho/brincadeira mais intrigante.

Os elementos são os mesmos, mas as texturas são finamente elaboradas. Sons extremos e sintéticos, dubstep, grime, moombathon, global bass, breackbeat e tudo que pode ser considerado ghettotech, no sentido de que todas estas sonoridades sairam das periferias do mundo, e  se revelam como uma rica mina de ouro para quem, musicalmente falando, procura ideias novas.

Com um time de MC’s escolhidos a dedo, dentre os quais temos a bela voz da Amber Coffman dos Dirty Projectors, que já participou do exórdio dos Major Lazer na faixa “Hold on” e agora aparece na faixa mais emblemática da dupla, “Get free, Ezra koenig of vampire weekend “ além de emprestar a voz ao reggae digital-psicodélico intitulado “Jessica”. O esquecido Shagghy aparece com um tímido ragga na faixa, talvez a mais pop, “Keep cool”. Até a provocadora Peaches está presente, resgatando aquilo que é o feeling do disco, com a faixa “Scare me” que se desenvolve em cima da melodia exageradamente acelerada de “Sweet dreams”.

Free the Universe não desilude. A dupla de DJ mais hype do momento conseguiu dar continuidade ao primeiro trabalho, além de  melhorá-lo.

Major Lazer não acompanha os delírios sonoros de Skrillex, nem as banalidades que pegam a onda das produções mais extremas que criam um vazio barulhento, enquanto isso, Diplo e Switch jogam com as múltiplas mutações que tem origem no reggae e a misturam com  tendências de um mundo cada vez mais globalizado culturalmente, no qual novos ritmos ganham visibilidade. Um universo paralelo, sem fronteiras geopolíticas, livre daquele paradigma separatista que limita o compartilhamento de conhecimentos e a troca de experiências, culturas indispensáveis para a criação de um novo modelo de música que quebre o clichê que demoniza a música eletrônica como um estilo que funciona só nas pistas de dança, ou ainda, nas experimentações herméticas de cientistas malucos.

As composições dos Major Lazer vão além das afirmações superficiais de quem acha que a música criada sinteticamente não tem alma. Free the universe, além de ser o título do disco, é o lema que nos impulsiona a quebrar as fronteiras preconceituosas que  não permite viajar no infinito multiverso sonoro que está ao nosso redor.
Free the universe!!!

Paz!

Mauro Lussi
Coordenador de programação musical e DJ da Rádio UFSCar

A seguir, a lista de músicas que você escuta de segunda a sexta às 15h:45, na Rádio UFSCar.

segunda-feira
1. You’re no good (feat. Santigold, Vybz Kartel, Danielle Haim & Yasmin)
2. Jet blue jet (feat. Leftside, GTA, Razz & Biggy)
terça-feira
3. Get free (feat. Amber of Dirty Projectors)
4. Jah no partial (feat. Flux Pavilion)
5. Wind up (feat. Elephant Man & Opal)
quarta-feira
6. Scare me (feat. Peaches & Timberlee)
7. Jessica (feat. Ezra Koenig of Vampire Weekend)
8. Watch out for this (Bumaye) (feat. Busy Signal, The Flexican & FS Green)
quinta-feira
9. Keep cool (feat. Shaggy & Wynter Gordon)
10. Sweat (feat. Laidback Luke & Ms. Dynamite)
11. Reach for the stars (feat. Wyclef Jean)
sexta-feira
12. Bubble butt (feat. Bruno Mars, Tyga & Mystic)
13. Mashup the dance (feat. The Partysquad & Ward 21)
14. Playground (feat. Bugle & Arama)

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA