Locos Por Juana – Somos de la Calle

Escrito por em 01/04/2013

Às vezes, ainda consigo me surpreender com o público latino americano, me incluo, inclusive, em uma visão bem ampla e geral. Consegui deixar passar despercebido um lançamento de um disco como Somos de la calle do trio Locos por Juana. Formado desde 2000, em Miami, por imigrantes colombianos e cubanos, priorizando uma produção Anglófona hype contextualmente distante dos ritmos, sonoridades e conteúdos do nosso continente e dos nossos vizinhos.

Quase desconhecidos, os Locos por Juana lançaram o primeiro disco homônimo em 2002, depois desapareceram por 3 anos, e voltaram com Música pa’l puebloque que lhe proporcionou uma primeira indicação ao Grammy Latino. Em 2008 receberam outra indicação por La verdad, um marco no rompimento com a Universal Music. Depois passaram à autoprodução, fundaram o próprio selo La Juana Music com o qual publicaram em 2010 Evolucion, e, no final do ano passado Somos de la calle.

O disco poderia ter passado batido no meio de outras produções que buscam as raízes latinas para serem contaminadas com banais batidinhas eletrônicas, mas a banda ganhou uma grande experiência ao longo das  recentes turnês. Contaminado pelas sonoridades típicas, mas sem esvaziar os sentimentos originais dos primeiros trabalhos, os quais muitos devem ao profissionalismo e à brilhante criatividade dos amigos estrangeiros: motivo pelo qual nasceu aquele processo de mestiçagem no qual a cumbia, a salsa, o hip hop, o jazz, o funk, o reggae e todas as suas mutações se encontram nas mãos de autênticos músicos e expertos engenheiros de som.

 O chandé e a champeta balançam com reggae, o ska nos arrasta nas pistas, o afrofunk pulsa eletronicamente no single “Afro-Sound“ com a participação da dupla colombiana residente nos Estados Unidos, Palenke Soultribe.

Somos de la Calle foi escrito nos itinerários que levaram a banda pela Europa, Estados Unidos  e America Latina, nos aeroportos de New York e Chicago, mas também na Espanha e na pequena cidade de  Barranquilla, na Colômbia, aonde a faixa título foi escrita, evocando a memória do vocalista colombiano, filho de colombianos imigrantes que viveu a adolescência num país onde a própria língua não era entendida e os únicos amigos eram os companheiros de la calle.

Locos por Juana é uma daquelas formações autênticas que trabalharam muito para chegar aonde estão sem por isso vender a originalidade.

 Paz!

 Mauro Lussi

Coodenador de programação musical e DJ da Rádio UFSCar

A seguir, a lista de músicas que você escuta de segunda a sexta, às 15h45, na Rádio UFSCar.

 segunda-feira

La Trampa

Rebel Champeta  feat. Rocky Dawuni

terça-feira

Se Fue La Luz  feat. Choc Quib Town

Llego el Loco (Saoco)

quarta-feira

Dame Una Noche

Somos De La Calle  feat. Artofficial & Conjunto Progresso

quinta-feira

Miami Rockers!!

We Do It Again

Las Maquinas

sexta-feira

Levántate

Revolution Ska (La Música)

Afro-Sound  feat. Palenke Soultribe

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA