Local Natives – Gorilla Manor

Escrito por em 01/03/2010

A música pop está mudando, a cada dia que passa uma nova banda surge com uma proposta inovadora. As características do rock estão mudando como no começo dos anos 80, quando a “new wave” abriu as portas para novas sonoridades.

Os Local Natives são uma banda californiana que acabou de lançar o primeiro disco intitulado “Gorilla Manor”. A música deles é cheia de elementos que caracterizaram os últimos trinta anos do pop, mas não deixa de ser atual e de olhar para o futuro.

Assim como nos Vampire Weekend, a rítmica ganha destaque ao misturar elementos afro pop e a mudança de tempos nos deixa desorientados; o canto coral lembra muito o folk rock em moda nos anos 70; os violinos sustentam as melodias tornando-as mais redondas na arquitetura musical cubista que faz a diferença nas composições dos Local Natives.

Um indie pop intelectual assim como era a música dos primeiros dois discos dos Talking Heads – respectivamente nos anos 77 e 78 -, banda que vem homenageada com uma releitura da bela “Warning sign”.

Ouvindo pela primeira vez este disco não dá para entender para onde estamos sendo levados tantos são os elementos que encontramos e que parecem ser dissonantes. Já na segunda vez, conseguimos achar uma linha musical que, por mais improvável que possa parecer, tem um sentido.

Com os Local Natives, o incomum se torna comum, não sem um esforço da parte do ouvinte que se aproxima, pela primeira vez, à música do quinteto de Los Angeles. A banda, com coragem e muita criatividade, se apresenta ao mercado com uma proposta inovadora e inteligente.

São bandas como esta que permitem que o rock continue vivo, ao longos dos anos.

Paz!
Mauro Lussi
Programador musical e DJ da Radio UFSCar

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA