LCD Soundsystem – This is Happening

Escrito por em 02/01/2011

lcd-soundsystem-this-is-happeningJames Murphy de volta com sua genialidade. Está acontecendo. O terceiro disco do LCD Soundsystem está aqui.

This is happening foi anunciado – de novo, repetindo Sound of Silver, de 2007 – como o último disco da banda, fechando a trilogia iniciada em 2005 com LCD Soundsystem. O disco é épico como um (pretenso) último disco de um nome do peso do LCD Soundsystem deve ser. Oito das nove faixas do disco têm estruturas bem pouco pop ou radiofônicas, e letras ácidas e simples. A fórmula é a mesma dos dois primeiros discos, seu eletro-punk, metade orgânico, metade sintético, com a voz de Murphy por vezes grave e robótica à la Kraftwerk (sem o vocoder) e por outras nos agraciando com falsetes invejáveis e divertidos. Entretanto, o americano chega a um nível inédito de maturidade e criatividade. Afinal, escolhas são libertadoras, como se diz por aí. Ao escolher sua sonoridade base, Murphy se torna livre para avançar cada vez mais no terreno da (realmente) nova musicalidade.

O disco começa com Dance Yourself Clean, baixinha e simples no começo, explodindo em uma linha sensacional de sintetizador somente aos 3 minutos. Apoteótico e introdutório. Em seguida, o primeiro single Drunk Girls – a única faixa de 4 minutos – nos parece o hit óbvio mas a faixa menos interessante do disco. Mas é ao chegarmos à sexta faixa do disco que nossos corações – e todo o resto, talvez – são entregues de boa vontade ao Mr. James Murphy. You Wanted a Hit é a melhor faixa do disco, juntando tudo que está em jogo em This is Happening em pouco mais de 9 minutos. O título já explicita o tema, aqui tratado de forma tão sincera que mistura frieza com tristeza. A introdução é melancólica, apesar da batida estar sempre lá, durando mais de 3 minutos mais uma vez, até Murphy explicar que “talvez nós não façamos hits” e depois “é assim que fazemos hits”. E pra melhorar, o refrão é um hit incontestável. Desafio qualquer um a ouvir essa música duas vezes e não sair cantarolando “we won’t be your babies anymore”. Oh, the irony

Pra finalizar, Home. Voltamos para casa, em outra grandiosa faixa de This is Happening. Murphy nos dá a letra – “If you’re afraid of what you need/Look around you/ You’re surrounded/ It won’t get any better”. É difícil fazer um último disco que seja digno de Final. Esse aqui é.

Yasmin Muller
Radialista e DJ da Rádio UFSCar