JEFF The Brotherhood – Hypnotic Nights

Escrito por em 20/08/2012

Você provavelmente nunca ouviu falar deles, mas os irmãos Jake e Jamin Orrall estão longe de serem novatos no mundo da música. Com 10 anos de banda e 6 lançamentos independentes, o duo, natural de Nashville, finalmente estreia numa grande gravadora com o disco Hypnotic Nights.

A dupla, previamente conhecida apenas por JEFF, foi formada pelos irmãos, ainda adolescentes, que desde cedo misturaram influências do garage rock, do punk e do psicodelismo num som caracteristicamente minimalista, barulhento, enérgico e, por vezes, excêntrico. Sob seu próprio selo (Infinity Cat Recordings) e produção, a banda conseguiu fazer barulho suficiente para chamar a atenção da Warner Music Group e agora larga suas raízes DIY para contar com a produção de Dan Auerbach, do Black Keys, nesse novo lançamento.

“Country Life”, faixa de abertura, é uma ode aos pequenos prazeres da vida, à natureza, ao verão e às festas incessantes, uma trilha sonora perfeita para se pegar uma estrada do interior num dia ensolarado. A faixa seguinte, “Sixpack”, também segue a mesma linha e merece destaque pela pegajosa melodia do refrão – composto apenas por “ooow wooos”- reminiscências do Weezer em seus momentos mais inspirados. Resquícios do passado mais experimental aparecem em faixas como “Mystic Portal II”, “Wood Ox”, “Region Of Fire” e “Dark Energy”. “Leave Me Out”, outra faixa de destaque, marca o momento em que a banda começa a diminuir o ritmo com um riff de guitarra e letras bem influenciados pelo Nirvana. Há também uma versão da música “Changes” do Black Sabbath, bem diferente da original, com os vocais de Jake se misturando a um sombrio e psicodélico arranjo de órgão, criando uma atmosfera de sonho que encerra o álbum de forma impactante justamente por ser inesperada.

 Hypnotic Nights é mais um passo de uma banda que sempre esteve em constante evolução. Os irmãos, certamente, desenvolveram uma sensibilidade pop bem maior desde suas origens do underground DIY: este novo disco é o mais rádio friendly da história do grupo. Mas, isso não quer dizer que perderam peso: as influências do garage rock e do punk ainda estão ali, bem presentes nas guitarras raivosas, exageradamente distorcidas e nas batidas agressivas de bateria. Entretanto, todas as músicas caminham numa harmoniosa linha entre peso e melodia.

O álbum marca um momento de evolução para a banda, que parece finalmente ter abraçado o potencial pop de sua música, sem abrir mão de suas constantes experimentações, se encaixando confortavelmente no espaço que separa bandas como Weezer de um Sonic Youth. Os irmãos Orrall podem, agora, sonhar com o sucesso mainstream, mas eles não parecem tão interessados nisso quanto em aproveitar o verão e fazer barulho.

Henrique Gentil,
Bolsista de Programação Musical na Rádio UFSCar

A seguir, a lista de músicas que você ouve de segunda a sexta às 15h45, na Rádio UFSCar:

Segunda- Feira
1. Country Life
2. Sixpack
3. Mystic Portal II
Terça-feira
4. Hypnotic Mind
5. Wood Ox
Quarta-feira
6. Staring At The Wall
7. Leave Me Out
Quinta-feira
8. Region of Fire
9. Hypnotic Winter
Sexta-feira
10. Dark Energy
11. Changes

Revisão: Sheila Castro

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA