Hidden Orchestra – Night Walks

Escrito por em 16/11/2010

images

O Hidden Orchestra acaba de lançar seu primeiro disco pelo selo Tru Thoughts, já conhecido dos ouvintes da Rádio UFSCar por ter em seu catálogo nomes como Belleruche, Quantic e Saravah Soul. Por aí, dá pra imaginar que Night Walks vai seguir a linha do funk/soul moderno ou do nu jazz. Entretanto, os escoceses antes conhecidos como Joe Acheson Quartet nos trazem um disco quase indescritível de milhares de influências musicais, sonoras e até narrativas.

Com uma formação incomum, o Hidden Orchestra procura o equilíbrio perfeito entre o acústico e o eletrônico. Ao vivo, Joe Acheson lidera o quarteto: duas baterias (simultâneas), contrabaixo elétrico, cordas (cello, violino), piano, sintetizadores e programações/samplers constroem milhares de narrativas – às vezes caóticas, outras doces. É importante destacar que as duas baterias simultâneas são completamente justificadas. O que, a priori, pode parecer uma exagerada (e barulhenta) tentativa de experimentação se torna um amálgama de ritmos leves e naturais, que se complementam a cada momento.

O disco nos conta histórias sem precisar de letras – exceto em Footsteps, única faixa-single entre as dez -, nos dando pistas das sensações com os títulos. Segundo o site oficial, as influências vão de Aphex Twin a Debussy, passando por Radiohead, Madlib e Gene Krupa. Vale a pena assistir ao vídeo de Wandering pra ter uma ideia da performance dos britânicos ao vivo – http://www.youtube.com/watch?v=d3ppF0evyH0.

Night Walks pode ser traduzido como Caminhadas Noturnas, nome perfeito para um disco de paisagens sonoras que movimentam todo um universo de sentimentos dentro do ouvinte atento. Pode ser considerada a trilha sonora perfeita, pois não é trilha para nada além de sua natureza interna e indizível. É a trilha sonora da minha e da sua vida, nos momentos mais intensos e mais calmos, potencializando o racional e o emocional ao extremo – entre o minimalismo e uma explosão no limite da agressividade. Gosto de pensar em Night Walks também como “A noite anda”. Por que o disco é uma coisa acima de tudo: movimento.

Yasmin Muller
@djyasmina
Programadora Musical da Rádio UFSCar

As dez faixas do nosso disco internacional dessa semana você escuta diariamente, de terça à sexta às 16:00, na seguinte ordem:


Terça-feira:

1-Antiphon
2- Footsteps
3- Dust

Quarta-feira:
4- Tired And Awake
5- The Windfall

Quinta-feira:
6- Out of Nowhere
7- Wandering
8- Stammer

Sexta-feira:
9- Strange
10- Undergrowth


Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA