Gustafi – Chupacabra

Escrito por em 06/01/2010

Imagine uma mistura de ritmos Ska com um naipe de metais marcadamente folclórico e referências aos primeiros trabalhos do Talking Heads, o resultado será a banda croata Gustafi.

Formada no início da década de 1990, na pequena cidade de Vodnjan, situada na península istriana na costa norte Adriatica Croata, por Edi Maruzini e alguns amigos, Gustafi já lançou oito discos, o último deles em setembro do ano passado, intitulado “Chupacabra”.

Este CD abre as portas para influências globais, bebendo até na tradição folclórica mexicana. Um exemplo é a faixa “Pretelo jedini”, que comprova ser uma das formações mais ecléticas e originais daquela categoria musical denominada World Music. Denominação que hoje em dia está mudando graças a artistas curiosos e criativos que não têm medo de quebrar as fronteiras geográficas ou étnicas em busca de um som sempre mais global.

Sem dúvida, “Chupacabra” é um disco diferente, não só pela música, mas também pelo idioma, que nos ouvidos de quem mora do outro lado do mundo pode soar exótico demais, mas não deixa de ser inteligentemente, estimulante e fácil de ouvir.

Seja bem-vinda a mestiçagem e os cruzamentos de várias culturas nesses tempos nos quais há muita gente querendo construir muros e afastar pessoas, talvez devido ao medo de perder a própria identidade e, acima de tudo, preservar o poder de poucos. Melhor ainda se esse cruzamento acontece na música.

Paz!

Mauro Lussi
Programador musical e DJ da Rádio UFSCar

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA