Grinderman – Grinderman 2

Escrito por em 06/12/2010

imagesProjeto paralelo junto com os companheiros da Bad Seeds, Grinderman é a banda que Nick Cave fundou em 2006, tendo lançado o primeiro álbum no ano seguinte. Com Warren Ellis, nas guitarras e no violino elétrico, Martyn P. Casey, no baixo, e Jim Sclavunos, na bateria, Grinderman é uma volta de Cave às origens: o Garage Punk Rock, dos inesquecíveis Birthday Party, com quem começou a carreira.

O segundo capítulo desta aventura, intitulado simplesmente Grinderman 2, se diferencia do primeiro por ser talvez mais melódico e, ao mesmo tempo, experimental. As guitarras gritam, a base rítmica é poderosa e martelante e a voz inconfundível do “King Ink” declama e uiva letras blasfemas e apocalípticas.

O disco abre com a caótica e alucinada “Mickey Mouse & The Goodbye Man”, na qual Warren Ellis tortura a guitarra conseguindo um som sombrio que parece sair diretamente do inferno. Na sequência, “Worm Tamer”, segundo single extraído do álbum, confirma que estamos nos adentrando numa viagem perigosa, principalmente, para quem não está acostumado com o inquietante universo do Rock underground.

Mas a verdadeira pérola do disco é a terceira faixa, “Heathen Child”, que vem acompanhada por um clipe dirigido por John Hillcoat, – o diretor do filme “The Road”, inspirado no livro de Cormac McCarthy -, um delírio épico com letras que desafiam o nosso equilíbrio psicofísico e as nossas crenças e nos deixam vulneráveis num mundo corrupto e sem futuro: You think your great big husband will protect you, you are wrong/ You think your little wife will protect you, you are wrong/ You think your children will protect you, you are wrong/ You think your government will protect you, you are wrong.

Além disso, no disco encontram espaço duas belas baladas, “Palaces Of Montezuma” e “What I Know”, construídas em cima de poucos acordes tocados com um violão e uma guitarra, são talvez as duas músicas que mais poderiam se aproximar do termo “Pop”.

Grinderman 2 é o disco Rock do ano que aconselho a todos os fãs de Nick Cave e também a quem não conhece este personagem que, nos últimos 30 anos, nos surpreendeu abrindo as portas de um mundo sombrio e perigoso, o reinado do “King Ink”.

Paz!
Mauro Lussi
Programador musical e DJ da
Rádio UFSCar

A seguir, a lista das músicas que você ouve de segunda a sexta-feira, às 16h00, na Rádio UFSCar:

Segunda-feira
1.Mickey Mouse and the Goodbye Man

Terça-feira
2.Worm Tamer
3.Heathen Child

Quarta-feira
4.When My Baby Comes
5.What I Know

Quinta-feira
6.Evil
7.Kitchenette

Sexta-feira
9.Palaces Of Montezuma
10.Bellringer Blues

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA