Galactic – “Ya-Ka-May”

Escrito por em 17/05/2010

reviews.Galactic_YaKaMay1-300x269
New Orleans, cidade mestiça por excelência, onde o sincretismo concilia elementos europeus e africanos, as ruas do antigo bairro francês, os cheiros fortes e exóticos se tornam sabores na boca imediatamente, os sons e os barulhos de uma metrópole cheia de contradições e tradições se misturam criando a base sobre a qual um som extremamente peculiar se desenvolve há centenas de anos. Um lugar onde tudo se celebra com a música e onde a música é celebrada.

Ya-Ka-May, foi o título escolhido para este mais recente trabalho da banda liderada pelo virtuoso e criativo baterista, Stanton Moore. O título se refere a uma sopa que é, mais ou menos, o equivalente de uma canja, com muitos ingredientes a mais e, sem dúvida, bem apimentada.

Um título que já deixa entender o que poderemos encontrar neste caldeirão musical que, comparado aos CDs antecedentes – onde o funky flertava com o jazz ou com experimentações “eletrônicas” -, é uma homenagem à cidade mais musical da América do Norte, onde não são celebradas somente as tradições, mas a evolução das tradições.

A velha guarda de New Orleans faz parte da tripulação que Stanton reuniu para criar aquelas atmosferas típicas da cidade. Assim, podemos achar entre os convidados nomes que já se tornaram lendas, como a Rainha do Soul de New Orleans, Irma Thomas; o multi-instrumentista produtor e compositor, Allen Toussaint e os Rebirth Brass Band conjunto de metais e percussões entre os mais antigos e tradicionais, acompanhados por artistas que estão se destacando no panorama musical atual: Trombone Shorty, Josh Cohen, John Boutté, Ryan Scully.

Os artistas Hip Hop também ganharam destaque em várias faixas, representando o lado mais urbano, com aquele estilo chamado bounce que, às vezes, lembra os primeiros trabalhos dos míticos Beastie Boys, com uma seleção de nomes como Cheeky Blakk, Sissy Nobby, Big Freedia e Katey Red que não são muitos conhecidos pela maioria, mas que, sem dúvida, não  passarão despercebidos pelos apaixonados por este estilo.

Entre as músicas, vale a pena destacar o single Heart Of Steel, um Blues’n’Groove com a poderosa e enérgica voz de Irma Thomas.

Tome essa sopa de música e deixe que a pimenta esquente o teu sangue, que o som aumente a tua pressão sanguínea, que a tuas pernas percam o controle e a tua alma possa dançar.

Este disco é alimento para a alma.

This is Soul Music, Brotha!

Track List com detalhes dos convidados especiais:
01. Friends Of Science
02. Boe Money (ft. The Rebirth Brass Band)
03. Double It (ft. Big Freedia)
04. Heart Of Steel (ft. Irma Thomas)
05. Wild Man (ft. Big Chief Bo Dollis)
06. Bacchus (ft. Allen Toussaint)
07. Katey vs. Nobby (ft. Katey Red & Sissy Nobby)
08. Cineramascope (ft. Trombone Shorty & Corey Henry)
09. Dark Water (ft. John Boutte)
10. Do It Again (ft. Cheeky Blakk)
11. Liquor Pang (ft. Josh Cohen & Ryan Scully)
12. Kreve D’Etat
13. You Don’t Know (ft. Glen David Andrews)
14. Speaks His Mind (ft. Walter Wolfman Washington)
15. Bonus

Paz!
Mauro Lussi
Programador musical e DJ da Radio UFSCar

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA