Esperanza Spalding – Chamber Music Society

Escrito por em 29/08/2010

EsperanzaSpaulding_ChamberMusicSociety

Criada sozinha pela mãe, Esperanza Spalding se apaixonou cedo pela música, depois de assistir a um show do violoncelista clássico Yo Yo Ma, com só quatro anos de idade. Desse dia em diante, ela se dedicou ao estudo do violino até seus quinze anos e se tornou a primeira violinista da “The Chamber Music Society Of Oregon”.

Na sequência, ela se apaixonou pelo contrabaixo, instrumento ao qual se dedicou completamente e continua sendo fonte de inspiração das suas músicas que, às vezes, são acompanhadas pela sua afinada e elegante voz em vários idiomas – Inglês, Castelhano e Português.

Em 2006, lançou o seu primeiro trabalho solo intitulado “Juno” e, logo em seguida, o CD “Esperanza” que a revelaram ao mundo inteiro como uma das melhores baixistas da atualidade, título que mereceu uma menção especial na revista “Down Beat”. Nos dias de hoje, ela leciona na renomada escola de música internacionalmente reconhecida, “Berklee College Of Music”, de Boston.

Resumindo: quando falamos de Esperanza Spalding, estamos falando de uma mulher genial, talentosa e criativa, que surgiu de repente como um meteoro na cena Jazz contemporânea.

“Chamber Music Society” é o terceiro episódio da sua carreira artística. Um disco que se diferencia dos primeiros dois nos quais a abordagem era mais pop, mas sem cair nas armadilhas comercias, coisa que não se pode dizer da sua talentosa colega, Norah Jones. Pelo contrário, o último CD da Esperanza mergulha no jazz mais conceitual, reinventando a estrutura e as regras e capturando a essência elementar deste gênero que, frequentemente, não passa de um exercício estilístico estéril.

Nas 11 faixas que compõem o disco, percebe-se que Esperanza está se aproximando, a passos largos, de uma maturidade artística completa. Os arranjos são definidos nos mínimos detalhes, deixando espaço para as improvisações ousadas e inovativas.

Vale a pena destacar a participação de Milton Nascimento na faixa “Apple Blossom” e a homenagem a Tom Jobim com a música “Inútil Paisagem”.

Não perca este lançamento que, num futuro não muito distante, se tornará, sem dúvida, um clássico da música Jazz.

Paz!
Mauro Lussi
Programador musical e DJ da
Rádio UFSCar

Lista das músicas que você ouve durante a semana as 16 horas, na Rádio UFSCar:

Segunda-feira
1. Little Fly
2. Knowledge Of Good And Evil
3. Really Very Small

Terça-feira
4. Chacarera
5. Wild Is The Wind

Quarta-feira
6. Apple Blossom
7. As A Sprout

Quinta-feira
8. What A Friend
9. Winter Sun

Sexta-feira
10. Inútil Paisagem
11. Short And Sweet

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA