Erykah Badu – New AmErykah Part II

Escrito por em 06/04/2010

51qkelyY75L._SL500_AA300_ Erykah Badu – New Amerykah Part 2 (Return Of The Ankh)

Depois dois anos do maravilhoso New Amerykah Part One (4th World War), Erica Abi Wright, conhecida mundialmente com o nome artístico de Erykah Badu, lança New Amerykah Part two (Return Of The Aank), pelo lendário selo de Detroit Motown.

Com a produção de grande nomes da cena da Black Music contemporânea como J Dilla, James Poyser, Madlib, Shafiq Husayn dei Sa-Ra e Georgia Anne Muldrow entre outros, a rainha do Nu Soul se apresenta com um disco que deixa de lado o aspecto mais politizado e com sonoridades voltadas a uma eletrônica mais radical do precedente trabalho, para explorar um sound mais acústico com letras focadas nos aspectos místicos, intimistas e de busca de uma identidade cultural, que nos influenciam nesta primeira década deste terceiro milênio confuso e turbulento.

A citação, na segunda parte do título, do Ankh – simbolo hieroglífico, conhecido também como cruz ansata, que na cultura egípcia significa vida eterna- , antecipa o caráter mais otimista que é o fio condutor deste segundo capítulo dedicado a nova América.

Antecipado pelo single “Window Seat” e acompanhado por um video clip polêmico, no qual a cantora se exibe num strip-tease pelas ruas de Dallas, onde foi assassinado o presidente dos EUA JFK,  Return Of The Ankh pode ser comparado ao disco de estreia, Baduizm, de 1997. Um soul onírico, evocativo de uma elegância delicada e discreta, em cima de umas batidas arrastadas que sempre foram o marco registrado da música de Erykah. Não faltam referências à estética jazz, componente que já aparecia nos primeiros trabalhos da artista.

Um disco que deve ser ouvido do início até o fim, sem interrupções, para poder entrar no universo espiritual dessa deusa moderna que consegue inspirar sentimentos profundamente simples que, às vezes, passam despercebidos na correria dos dias da nossa vida em busca de falsos ídolos.

Paz!
Mauro Lussi
Programador musical e DJ da
Radio UFSCar

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA