Erykah Badu – But You Caint Use My Phone

Escrito por em 07/12/2015

Enquanto o aguardado sétimo disco de inéditas, e terceiro da trilogia “New Amerykah” da norte-americana Erykah Badu, ainda caminha sem previsão de lançamento. Uma boa opção pra matar a saudade do hiato de quase 5 anos da “Rainha do neosoul”, fica mesmo por conta de sua recém-lançada mixtape de 11 faixas, intitulada como But You Caint Use My Phone.

Após lançar, em julho deste ano, a também mixtape FEEL BETTER, WORLD!, é a partir do single e mais do que hit “Hotline Bling”, do rapper Drake e do produtor Zac Witness, que nasce a iniciativa da cantora, atriz e ativista Badu. Após uma troca de remixes entre a artista e o produtor Witness, também conhecido como “White Chocolate”, um encontro de apenas 11 dias entre os dois, em seu próprio home studio, resultaria nesta segunda e incrível mixtape do ano.

E é justamente entre batidas do funk, do jazz e do soul, que a cantora desenvolve o tema da comunicação, em especial de telefones e celulares, nas 11 faixas do compacto. “Cel U Lar Device” é o carro chefe da vez, com uma releitura do talvez maior hit do ano, a cantora eleva as batidas e o tema comercial de Drake a espaços não alçados pelo rapper. Se “U Don’t Have To Call” traz no baixo e nos beats a síntese do chamado R&B, a escolha dos timbres na canção não poderia ser mais adequada ao movimento que surge de figuras como a do baixista Thundercat e seu parceiro Flying Lotus.

erykah

“Dial’Afreaq” tem a batida do funk melody dos anos 90, o flow de Badu e ainda é toda preenchida com sons de telefone e celulares, sem dúvida uma das boas surpresas da mixtape. Enquanto o segundo single “Phone Down” tem tudo a ver com aquilo que se espera das batidas de um produtor que entende muito bem como flertar com o mundo do pop, “Caint use my Phone (suite)” acaba por quase que um experimento único e ousado em meio a discografia da cantora. Por fim, “Hello” – última faixa do lançamento – possui a melodia fácil e apaixonante, característicos do neosoul da artista, trazendo ainda no pacote a presença de Andre 3000, ex-namorado de Badu e membro da também norte-americana Outkast.

Erykah Badu talvez seja uma daquelas poucas unanimidades que conseguem agradar lados completamente opostos da música. Se a sua voz e o seu talento são características quase que inquestionáveis pela crítica, o lançamento de uma mixtape inteira inspirada num dos maiores hits do ano pode consagrar a cantora com um público que ainda não ouviu falar de seu trabalho. Fica aí uma boa dica pra terminar o ano de 2015, enquanto os aguardados lançamentos de 2016 ainda não dão as caras!

Raul Ribeiro, estagiário em programação musical na Rádio UFSCar

A seguir, a lista de faixas que você escuta de segunda a sexta, às 15h30. Você também pode ouvir o álbum na íntegra no sábado, às 15h, aqui na 95,3 FM, escute diferente!

1- Caint use my Phone (suite)

2 – Hi

3 – Cel U Lar Device

4 – Phone Down