Empresarios – Sabor Tropical

Escrito por em 12/04/2011

EMPRESARIOS_Sabor-tropical-EP_Canalhntendemos por Trópicos a zona geográfica delimitada ao norte pelo Trópico de Câncer e ao Sul pelo de Capricórnio. Nas Américas, a maioria dos países que se encontram nesta zona foi colonizada por espanhóis e portugueses os quais deixaram marcas profundas na cultura da região. Com exceção da Jamaica, a língua falada nesses países é de origem latina, assim como a música que é um híbrido de antigas tradições europeias com as sonoridades nativas e aquelas trazidas pelos escravos africanos ao Novo Mundo.

Com esses pressupostos, quando falamos de sabor tropical falamos de latinidade. A latinidade que, ao longo dos últimos anos, se modificou e ainda está em mutação incorporando os sons e os ritmos das Índias Ocidentais, como o Reggae, e descobrindo afinidades com os estilos latinos típicos, a exemplo da Cumbia.

Os cinco integrantes do grupo “Empresarios”, que tem como base Washington DC, vêm de experiências profundamente diferentes, cada um com um passado peculiar que vai do Jazz à House, do Punk Hardcore ao Hip Hop, e são liderados por Javier Miranda, jovem percussionista e produtor de origem porto-riquenha, apaixonado pela música latina, que já participou de uma tournée dos Thievery Corporation, grandes influenciadores da música dos “Empresarios”.

O disco de estreia do quinteto de Washington intitulado “Sabor Tropical” é um compêndio de música latina atual e tradicional, quinze músicas que parecem ser fruto de uma colaboração do grande pesquisador, produtor e músico Will Holland, mais conhecido como Quantic, com os acima citados Thievery Corporation, sem por isso perder em qualidade e originalidade.

As quinze faixas que compõem o álbum são, em sua maioria, instrumentais e transitam através de todos os territórios da América Latina, misturando batidas hipnóticas Soul Funk, House Lounge e Trip Hop, com aquela sonoridade orgânica típica de ritmos como a Rumba e a Cumbia.

Abre o álbum “Smoke For Thought”, uma voz grave declama sobre um fundo eletrônico uma dedicatória em Espanhol para todos aqueles que estão se preparando para ouvir o disco, criando assim um clima contemplativo e reflexivo. Na sequência, uma das músicas que estão marcadas para se tornar um clássico da Longue Music, “Siesta”, lembrando as trilhas sonoras dos filmes com o protagonista detetive Shaft, uma batida Downtempo e um trompete melancólico e etéreo que traz de volta à memória o peculiar som que Miles Davis desenvolveu nos anos 90. Mais para frente, na faixa título, várias camadas rítmicas e melódicas se sobrepõem criando um Latin Funk que se desenvolve incorporando muitos dos mais populares e tradicionais ritmos originários da América Central e do Caribe, como o Mambo, Cha Cha Cha e Merengue.

O Reggaeton e a Cumbia se encontram na música “Negrita Linda”, uma abordagem ao original estilo de Porto Rico mais elaborada e musical. Logo em seguida, a música “Cumbia” transforma o típico ritmo colombiano em uma excursão Jazzy e, mais para frente, “Pereo Intenso” explora mais uma vertente da música jamaicana, o “Riddim’”, latinizado nos vocais e saindo dos clichês clássicos desse estilo.

“Sabor Tropical” é um disco fundamental para entender a música latina contemporânea e também qual é o seu rumo no inevitável processo de mestiçagem, consequência do mundo globalizado que está nos levando, dia após dia, em direção de uma linguagem universal, que encontra na música um veículo preferencial.

Paz!

Mauro Lussi
Programador e DJ da Radio UFSCar

A seguir, a lista das músicas que você ouve de segunda a sexta-feira, às 16h00, na Rádio UFSCar:

Segunda-feira
Smoke For Thought
Siesta
Sabor Tropical

Terça-feira
Pensamiento
Negrita Linda
Cumbia

Quarta-feira
Pereo Intenso
Grouper Soup
Happy Track

Quinta-feira
The Source
Let It Up
Sohl

Sexta-feira
Lock In
Dog Is Everywhere
Space Selecta

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA