Elvis Costello and The Roots – Wise Up Ghost and Other Songs

Escrito por em 07/10/2013

Quem gosta de música geralmente se empolga ao ver parcerias entre bandas e artistas queridos. E não foi diferente quando o veterano Elvis Costello se juntou à banda de hip hop The Roots, para gravar o disco Wise Up Ghost And Other Songs. Ambos são conhecidos por formarem parcerias inusitadas, com artistas e bandas de estilos diversos e os resultados geralmente são muito bons. Costello é reconhecido pelo seu trabalho dedicado e impecável e a The Roots é um grupo de hip hop excepcional, por se tratar de uma banda, coisa rara no estilo, com músicos extraordinários.

Musicalmente, Wise Up Ghost and Other Songs. tem uma variedade bem interessante, de faixas que vão mais do groove e do R&B, até algumas bem mais melancólicas. A voz rouca de Costello cria um contraste com a musicalidade virtuosa da banda residente do programa do Jimmy Fallon,  o resultado é um disco cheio de músicas muito bem produzidas e impecavelmente finalizadas, mas que não chegam no nível “melhor disco do ano” que era esperado da parceria.

As faixas têm uma longa duração em sua grande maioria, para lá dos 5 minutos; para os apreciadores de músicas sucintas, isso pode ser um pouco maçante. A similaridade estrutural de algumas músicas, como a música título e a faixa de abertura, o single “Walk Us Uptown” também acaba contribuindo para que o álbum se torne um pouco repetitivo, embora separadamente sejam excelentes composições, e mesmo dentro do contexto do álbum, é possível apreciá-las e apontá-las como as mais agradáveis faixas.

O swing e a sensualidade se encontra por todos os lados, e faz com que o disco se aproxime mais do R&B norte-americano atual do que do hip hop propriamente dito. Mas para quem procura a pegada mais hip hop groovy da The Roots, a sugestão é a faixa “Stick Out Your Tongue”, que traz uma batida mais pesada e uma composição de loops e scratches bem oitentista, tudo isso temperado com a guitarra virtuosa da banda. E para os apreciadores de faixas mais melancólicas e letárgicas, a sugestão é “Viceroy’s Row” e  “Cinco Minutos Con Vos”, ambas as músicas têm vocais muito bem trabalhados e hipnotizantes.

A genialidade de Costello e a originalidade da The Roots, ambas já vistas em trabalhos anteriores, fez com que as expectativas para a parceria fossem altas. Ambos artistas têm cacife para quebrar barreiras, mas, apesar de muito bom, Wise Up Ghost é um disco que tende a ficar no plano do confortável, sem explorar de forma mais ousada a combinação de estilos.

Diana Ragnole

Estagiária em Programação musical na Rádio UFSCar

A seguir, a lista de músicas que você escuta de segunda a sexta às 15h45, na Rádio UFSCar.

segunda-feira

01 – Walk Us Uptown

02 – Sugar Won’t Work

03 – Refuse to Be Saved

terça-feira

04 – Wake Me Up

05 – Tripwire

06 – Stick Out Your Tongue

quarta-feira

07 – Come the Meantimes

08 – (She Might Be a) Grenade

09 – Cinco minutos con vos

quinta-feira

10 – Viceroy’s Row

11 – Wise Up Ghost

12 – If I Could Believe

sexta-feira

13 – My New Haunt

14 – Can You Hear Me

15 – The Puppet Has Cut His Strings

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA