Donnie Trumpet & The Social Experiment – Surf

Escrito por em 15/06/2015

Sabe aquela sensação do primeiro dia das férias, quando você acorda bem cedo, coloca suas malas no carro e se prepara pra descer à praia? Esse é a o álbum Surf. Um período de férias musicais. Chance The Rapper chega como estrela da banda The Social Experiment, que se junta ao mestre da corneta Donnie Trumpet, para fazer um disco que transpira experiências e conexões musicais. Uma celebração da amizade, um tributo ao poder alquímico da colaboração. O álbum, amplo em suas influências e executado em um todo coerente, traz um grande elenco e deixa cada pessoa desempenhar seu papel livremente, já que tudo faz parte da experiência social.

O sucesso de Chance The Rapper, com o seu primeiro disco, foi o que permitiu ao grupo ter espaço para tornar possível tal abordagem. Pra quem não se lembra, há dois anos Chance lançou Acid Rap em formato de mixtape e disponibilizou gratuitamente na web. Dessa forma, ele ignorou as iscas da indústria e agradou o público à sua maneira. Com a faca e o queijo em mãos, ele chama The Social Experiment para ser sua banda de apoio na turnê do disco. Agora, dois anos depois, livre de constrangimentos e pressões, ele dirigiu seu tempo e energia para seus amigos. Resultado disso, um dos discos mais interessantes dos últimos tempos. Sua leveza e felicidade são seu grande triunfo. Diferente da maioria das obras de hip hop, esse álbum navega pelo soul music, R&B, funk, rock, gospel e world music.

Mas esse disco não pertence a Chance The Rapper, mas, sim, a Donnie Trumpet e a banda The Social Experiment, composta por Nico Segal, Peter “Cottontale” Wilkins; Nate Fox, Greg “Stix” Ladfair Jr e Chanceler Bennet, vulgo Chance The Rapper. O grupo tem um alcance extraordinário graças ao tempo que eles passaram juntos na estrada. Independente do nome que aparece na embalagem, Chance ainda é a principal atração deste trabalho e, apesar do número de hóspedes e o faturamento da arte de capa, seu espírito guia sente o reflexo de suas próprias ideias e valores, embora de forma menos intensiva e menos pessoal que seu primeiro disco.

Donnie Trumpet é o headliner oficial. E como tal, o disco apresenta, de maneira alternada, interlúdios impressionistas do seu trompete. Em “Nothing Came to Me” e “Something Came To Me” seu trompete soa como uma marretada repleta de efeitos que invadem a sua mente. Mas ele não para por aí. Sua presença é conhecida em todo o registro, seja pontuando a marcha em “Slip Inside” ou executando um solo furioso em “Just Wait”. O projeto sonoro engloba uma gama completamente diversificada de sons, da pegada disco em “Go” a um funk sincero à la Rick James em “I Wanna Be Cool”. Mas apesar da variedade de influências e ideias, a beleza está nos detalhes do trabalho, no uso do espaço, na variação rítmica, na simplicidade e criatividade. Uma musicalidade com consciência de sua leveza, conforto e liberdade. Algumas faixas soam como ilusórios castelos de areia derrentendo, ao invés dos parapeitos de pleno funcionamento musical.

Surf é o resultado de um elenco de ouro que vai de Busta Rymes a Eryka Badu. Tudo delicadamente pensado para que essa viagem de carro seja a mais agradável e divertida possível. As férias que reúnem todos os amigos, de jovens talentos a velhos anfitriões. As transições e melodias completamente suaves e macias elevam o ouvinte para uma atmosfera colorida. Aqui, tudo está perfeito. Aqui a música fala por si só. Sugiro aos leitores que escutem o disco com muita atenção,  garanto que vocês não vão se arrepender.

Hugo Safatle

Estagiário em Programação musical na Rádio UFSCar

A seguir, a lista de músicas que você escuta de segunda a sexta, às 15h30, na Rádio UFSCar:

Segunda-feira

  1. Miracle
  2. Slip Slide (feat. Busta Rhymes, B.o.B., and Janelle Monáe)
  3. Warm Enough (feat. J Cole)

Terça-feira

  1.    Nothing Came to Me
  2.   Wanna Be Cool feat. (Big Sean, KYLE and Jeremih)c
  3.   Windows (feat. BJ the Chicago Kid and Raury)

Quarta-feira

  1.   Caretaker
  2.   Just Wait
  3.   Familiar (feat. Quavo and King Louie)

Quinta-feira

  1. Smthnthtlwnt
  2. Go (feat. Joey Purp)
  3. Questions

Sexta-feira

  1. Something Came to Me
  2. Rememory (feat. Erykah Badu)
  3.  Sunday Candy
  4. Pass the Vibes
Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA