White Lies – Big TV

Escrito por em 26/08/2013

A banda inglesa de post-punk White Lies volta este ano com um lançamento bem interessante, o disco/história Big TV. O grupo mantêm as apostas nas influências oitentistas, mas leva as composições para outro patamar, mais ousado e lírico. Big TV é um disco temático, que conta a história de um casal que se muda de uma cidade provinciana da Europa para viver na cidade grande.

As composições contemplam as mudanças em suas vidas e também as mudanças do relacionamento. E tudo isso na ambientação oitentista do synthpop e do post-punk. Há quem considere as influências da banda um pouco manjadas. Nomes como Joy Division, Happy Mondays, Simple Minds, Tears for Fears e New Order, eles exploraram praticamente todas as possibilidades do synthpop, de forma que as bandas atuais que se arriscam neste território não raramente acabam caindo no óbvio.

No entantos o White Lies se tornou uma especialista na área, promovendo uma espécie de revival do estilo. Eles digeriram e aprofundaram o synthpop, fazendo do Big TV um álbum nostálgico, se levarmos em conta apenas a sonoridade, e ao mesmo tempo atual, devido ao seu formato de narrativa e seu refinamento lírico.

A narrativa do disco é dividida em partes, como capítulos, de forma que cada música fala sobre um conflito ou uma situação da história. O disco inteiro é bastante melódico, contando com diversos picos de emoção e diversidade sonora,  as faixas mais interessantes puxam para um estilo específico. É o caso das canções “Big TV” e “Be Your Man”, que promovem um encontro das batidas sintéticas com riffs de guitarra, a música “Tricky To Love” que puxa para o pop; e principalmente, a faixa “Changes”, especialmente sintética e melancólica, que acaba se destacando do resto do disco pela sua proximidade com o post-rock, momento em que o White Lies mostra toda a sua capacidade lírica.

Em contraponto com essa diversidade e ousadia em percorrer novos territórios musicais, Big TV possui algumas faixas que mantém o estilo já conhecido da banda, como é o caso do single “There Goes Our Love Again”. Ela foge um tanto do propósito do disco, como se a banda utilizasse um pouquinho da fórmula que a fez conhecida só para garantir um mínimo de sucesso para o álbum. Desnecessário. Levando em consideração que esse disco é de longe o mais complexo, lírico e ousado que o grupo já compôs.

 Independente dos truques manjados que aparecem no Big TV (que felizmente são poucos), os créditos pela bela obra não diminuem. O White Lies atingiu um patamar poético e musical bastante elaborado, apostando no synthpop e no post-punk sem cair no óbvio.

Diana Ragnole

Estagiária em Programação musical na Rádio UFSCar

 A seguir, a lista de músicas que você escuta de segunda a sexta às 15h45, na Rádio UFSCar.

segunda-feira

1. Big TV

2. There Goes Our Love Again

3. Space I

terça-feira

4. First Time Caller

5. Mother Tongue

quarta-feira

6. Getting Even

7. Change

quinta-feira

8. Be Your Man

9. Space II

sexta-feira

10. Tricky To Love

11. Heaven Wait

12. Goldmine

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA