Chet Faker – Built On Glass

Escrito por em 21/04/2014

O cantor e produtor australiano Chet Faker acaba de lançar seu disco de estreia, Built On Glass. O seu EP lançado em 2012, o Thinking in Textures, alcançou tamanho sucesso que transformou o músico numa estrela lá em sua terra natal, e tudo indica que seu primeiro álbum fará o mesmo ao redor do mundo.

Faker tem um estilo muito peculiar, brincando com as melodias do R&B e do soul, permeadas pelas batidas eletrônicas. Suas performances são notáveis, o músico é uma espécie de “banda de um homem só” e é capaz de tocar, cantar, samplear e loopar tudo ao mesmo tempo durante o show, sem perder o ritmo ou o feeling.

Built On Glass é um disco que imprime bem a personalidade de Faker. Sua atmosfera é predominantemente melancólica e por vezes sensual, lado A e lado B se distinguem de diversas maneiras. A primeira metade do disco é onde Chet Faker cumpre seu dever, abrindo com a faixa “Release Your Problems”, explorando os timbres do seu piano Rhodes (sua marca registrada), e tocando seus singles “Talk Is Cheap” e “Melt”, suas faixas mais pops e sonoramente acessíveis. Aqui percebemos as canções puxando para o R&B, com vozes e letras suplicantes. Os samples eletrônicos predominam num minimalismo intimista e a voz de Chet Faker se destaca de maneira sublime. Temos uma quebra com “No Advice (Airport Version)”, uma curta faixa dedicada a sons instrumentais eletrônicos borbulhantes, que nos prepara para a segunda metade do disco.

chet-faker

O lado B começa com uma vinheta, um interlúdio no qual um sample de vinil, com sotaque sulista norteamericano, anuncia a segunda metade do disco. Aqui Chet Faker se liberta e se exprime mais ousadamente. Com a primeira parte do disco garantindo todo o seu trabalho, começam a aparecer as experimentações. Faker explora as profundidades dos sons de cada elemento, dando tempo para cada instrumento, sintetizador ou sample se destacar durante as faixas, como é o caso da sombria “Blush”. Aqui, as músicas são evidentemente mais passionais, mais cheias e ruidosas, como é o caso de “Cigarettes & Loneliness”, faixa que se complementa com “1998” e se torna o ápice do disco, que dura aproximadamente uns 12 minutos.

Faker ainda deixa uma bonita mensagem com a canção “Lesson in Patience”, para fechar com a adequada “Dead Body”.
Built On Glass é um album moderno, Chet Faker é um virtuoso do samples e também das palavras, sabendo combinar lindamente a atmosfera eletrônica com os sentimentos do R&B. Seu disco de estreia com certeza abrirá portas para novos projetos, e colocará Faker sob os holofotes.

Diana Ragnole
Estagiária em Programação Musical

A seguir, a lista de músicas que tocam de segunda a sexta-feira, às 15h45, na Rádio UFSCar

Segunda-feira
01 – Release Your Problems
02 – Talk Is Cheap
03 – No Advice (Airport Version)
Terça-feira
04 – Melt (feat. Kilo Kish)
05 – Gold
06 – To Me
Quarta-feira
07 – /
08 – Blush
Quinta-feira
09 – 1998
10 – Cigarettes & Loneliness
Sexta-feira
11 – Lesson In Patience
12 – Dead Body

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA